Halina Jesus!

Ao sair dali, seguiram-no dois cegos, gritando: «Filho de David, tem misericórdia de nós!» Ao chegar a casa, os cegos aproximaram-se dele, e Jesus disse-lhes: «Credes que tenho poder para fazer isso?» Responderam-lhe: «Cremos, Senhor!» Então, tocou-lhes nos olhos, dizendo: «Seja-vos feito segundo a vossa fé.» E os olhos abriram-se-lhes. Jesus advertiu-os em tom severo: «Vede lá, que ninguém o saiba.»
Mt 9, 27-30
 
Halina Jesus!
Caríssimo irmãos! 
Falo-vos hoje das Filipinas, aonde o Senhor me chamou! 
E que oportunidade fantástica esta de poder preparar a minha vida para receber Jesus este Natal ao mesmo tempo que ajudo outros a fazer o mesmo!! Ter tempo abundante para rezar tem-me ajudado muito a descobrir todas as dimensões afectadas pela incarnação de Jesus. Desde João Baptista a Maria, todos nos convidam a compreender mais a fundo o que significa a vida desde a nova vida de Jesus. João Baptista é o braço esquerdo de Deus, firme, que nos convida a uma conversão séria e radical. Ele mesmo veste peles de camelo e vive no deserto! Maria é o braço direito de Deus, a mãe boa que acolhe todos os pecadores, aqueles que querem mudar mas têm pouca fé.
Este advento somos assim convidados a uma esperança nova e uma fé mais forte que Jesus de facto vem para salvar o homem. E antes disso, vem para me salvar a mim. Salvar-me do meu materialismo e do meu egoísmo. Salvar-me do minha auto-suficiencia e das minhas seguranças que apenas me provocam mais medo. Este é o Jesus, de quem João Baptista pergunta: “És tu aquele que estava para vir ou devemos esperar outra pessoa?” (Lc 7, 18).
Hoje em oração rezava esta leitura de Mateus. Nela Jesus pergunta-lhes: “Creis que eu vos posso curar?” Que pergunta!? E no fim é graças à sua fé que ficam curados. Pois na nossa vida temos de crescer em Fé! Só desde a fé pode vir a transformação da nossa vida, porque “sabemos”(!) que Jesus está connosco! Que já habita em nós… Se olharmos com atenção perceberemos a resposta de Jesus a João: “Os cegos recuperam a vista, os aleijados caminham, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres são-lhes anunciadas as Boas Notícias!” (cf. Lc 7, 23). Pois que nos alegremos enquanto procuramos cada vez mais ser como Jesus.
Acabo com uma simples história de um casal filipino conhecido da comunidade das Filipinas. O marido trabalhava fora do país e eles viviam longe do aeroporto internacional. Ainda assim a mulher ia sempre buscá-lo ao aeroporto. Um ano o marido disse-lhe que não valia a pena ir buscá-lo que ele ia directamente. No ano seguinte, demorou uma semana a chegar a casa. A mulher começou a desconfiar e descobriu no seu telemovel o número de umamulher. Combinou com ela encontrar-se num local público e ao chegar viu que esta era tão jovem que podia ser sua filha. Ao chegar junto dela deu-lhe um abraço tão forte que começaram as duas a chorar… Depois de conversarem, a mulher confrontou o marido. Este pediu-lhe perdão e re-construiram a sua vida como casal! … De facto a fé, ajuda-nos na prática, a amar de maneira bem diferente! 
 
Pedro Schiappa 

Os comentários estão encerrados.