HUMILDADE…

“Naquele tempo, Jesus e os seus discípulos  atravessaram a Galileia, mas Ele não queria que ninguém o soubesse, porque ia instruindo os seus discípulos e dizia-lhes: «O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens que o hão-de matar; mas, três dias depois de ser morto, ressuscitará.» Mas eles não entendiam esta linguagem e tinham receio de o interrogar. Chegaram a Cafarnaúm e, quando estavam em casa, Jesus perguntou: «Que discutíeis pelo caminho?» Ficaram em silêncio porque, no caminho, tinham discutido uns com os outros sobre qual deles era o maior. Sentando-se, chamou os Doze e disse-lhes: «Se alguém quiser ser o primeiro, há-de ser o último de todos e o servo de todos.» E, tomando um menino, colocou-o no meio deles, abraçou-o e disse-lhes: «Quem receber um destes meninos em meu nome é a mim que recebe; e quem me receber, não me recebe a mim mas àquele que me enviou.»
Evangelho segundo S. Marcos 9,30-37.

Ao ler esta leitura, a primeira palavra que me ocorre é a de “humildade”…

“A humildade é a base e o fundamento de todas as virtudes e sem ela não há nenhuma que o seja.”(Cervantes)

A arrogância de nos considerarmos mais inteligentes, mais bondosos, mais alegres, mais bonitos, mais poderosos, é o caminho mais curto para não se saborear a vida.

Porque a arrogância incha-nos tanto o ego, que deixamos de ser capazes de olhar para o outro com dignidade, com estima e apreço… e então a beleza da vida foge-nos entre as mãos…

“Ser humilde com os superiores é obrigação, com os colegas é cortesia, com os inferiores é nobreza.” (Benjamin Franklin)

A forma humilde como Jesus tratou os doentes, os criminosos, os pecadores, não foi somente revolucionária naquela época… continua a sê-lo nos dias que correm!

Um dia, um padre disse que Jesus, se vivesse nos dias de hoje, andaria nas ruas ao lado dos drogados, arrumadores de carros, prostitutas e sem abrigo.

Porque a sua humildade levava-o a ter um amor pela diferença e pelos mais desprotegidos, sem precedentes.

Se, ao longo do dia, conseguirmos (nem que seja uma só vez) tomarmos consciência do que, por preconceito, nos faz sentir acima do outro, e quisermos inverter esse sentimento, então o dia já está ganho porque demos um pequeno passo no caminho em direção à humildade!

Os comentários estão encerrados.