«Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura»

Bom dia, Senhor ressuscitado! Bom dia Senhor da minha vida e deste mundo, daqueles que estão longe e dos que estão perto. Tu és o nosso Deus!


Acompanho os teus últimos momentos na terra no Evangelho de São Marcos 16,15-20:
Naquele tempo, Jesus apareceu aos Onze e disse-lhes: «Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas quem não acreditar será condenado. Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem: expulsarão os demónios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem veneno, não sofrerão nenhum mal; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados». E assim o Senhor Jesus, depois de ter falado com eles, foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus. Eles partiram a pregar por toda a parte e o Senhor cooperava com eles, confirmando a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.


Jesus aparece aos discípulos e entrega-lhes a missão.
Não esqueçamos que aqueles a quem Ele faz este anúncio são aos mesmos que, apenas uns dias atrás, não acreditaram no anúncio de Maria Madalena, e também os outros dois que diz S. Marcos “iam pelo campo” (Mac. 16,1-14). Jesus teve que chamar-lhes atenção para tanta incredulidade! Porque é que são Marcos insistiu em que ficasse escrita a incredulidade dos discípulos? Para nos mostrar que a fé em Jesus passa pela fé dos que anunciam. Jesus quer mesmo que o anunciemos! Nós!
O segundo motivo é porque não quer que nenhum de nós desanime quando surja a dúvida no coração.
É depois de ter criticado a falta de fé dos discípulos que Jesus lhes confere a missão: «Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura.»
Jesus promete determinados sinais a quem acreditar e começar uma vida nova em nome do Pai, de Jesus e do Espirito Santo:
– «Expulsarão demónios»: lutar contra o mal, o poder, a injustiça que se alegra com a mentira.
– «Falarão novas línguas»: começar a comunicar com os outros duma nova maneira. Às vezes acontece que conhecemos recentemente alguém na comunidade mas parece que já a conhecemos há muito tempo! Porque falamos uma nova e mesma linguagem, a linguagem do amor…
– «Vencerão o veneno»: há muitas coisas que envenenam a convivência e que causam estragos na relação entre as pessoas. Quem vive na presença de Deus conseguirá viver acima de tudo isto e portanto que o veneno não lhe cause a morte.
– «Curarão enfermos»: onde há uma consciência clara da presença de Deus, há também um despertar pelas pessoas excluídas, sós, em especial os enfermos. Que poderão ter a cura favorecida pelo acolhimento e proximidade.
Experimento estes sinais da presença de Jesus em mim?
Quais são hoje os sinais que melhor convenceriam da presença de Jesus no meio de nós?


Senhor, que na minha incredulidade me experimente sempre enviada por ti!

Os comentários estão encerrados.