“Ide, portanto, fazei discípulos…”

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;  ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias.”
Mt 28, 19-20

Esta leitura como sabemos é muito especial para a Verbum Dei. É a primeira que vem citada nas Constituições da VD! Mas por vezes não sei se nos damos conta do especial que é a Verbum Dei dentro da Igreja. É uma comunidade creada por P. Jaime Bonet durante o Concílio Vacticano II e tem já os elementos proféticos de algo que vieram a ser as conclusões dos Bispos do Concílio para o futuro da Igreja.

Para ser curto, tanto o Concílio, como a Verbum Dei tomam as últimas palavras de Jesus: “Ide e fazei discípulos” muito em sério. É a importância cada vez maior que os leigos têm dentro da Igreja…

Por exemplo, não sei se conhecem a situação da Igreja na China, ou melhor ‘duas’: uma independente do Papa, “controlada” pelo regime político e outra chamada “underground”, escondida e perseguida. Assim, de tal maneira que os missionários, padres e religiosas não podem ir à China para evangelizar… Quem são então aqueles que o fazem? São leigos, são casais, pessoas que tomam a sua fé muito em sério. E não só a sua, mas a de todos os povos do Mundo que têm o direito de conhecer Jesus e as suas palavras.

A situação do mundo que não conhece a Cristo não é só na China, mas também no posto de trabalho, no local onde fazemos desportos, onde comemos, onde quer que vamos… Na maior parte destes sítios a Fé não consegue entrar se for um padre, ou uma missionária. Têm de ser pessoas de ‘todos-os-dias’ disfarçadas, que pela maneira de viver, pela sua esperança, pelo seu amor, falam abertamente de Jesus.

Acabo com a história de um bispo que pediu aos cristãos que usassem a cruz ao peito, como sinal da sua fé. Logo, duas mulheres do Reino Unido foram penalizadas no seu posto de trabalho por usarem a cruz.

Que nós, em tempos difíceis como os de hoje, não tenhamos medo de assumir a Missão que Jesus nos confia, de sermos apóstolos e de fazermos apóstolos.

 

Os comentários estão encerrados.