«Ide vós também para a minha vinha»

Olá Senhor. Hoje é Domingo, e é tão bom sentir que este é especialmente o teu dia… O dia da Ressurreição. Que hoje possa fixar o meu olhar em ti e deixar que a tua vida e o teu amor vençam as pequenas mortes e frustrações que trago por dentro…


O Evangelho de hoje é Mt 20,1-16a:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos a seguinte parábola: «O reino dos Céus pode comparar-se a um pro¬prie¬tário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha. Ajustou com eles um denário por dia e mandou-os para a sua vinha. Saiu a meia-manhã, viu outros que estavam na praça ociosos e disse-lhes: ‘Ide vós também para a minha vinha e dar-vos-ei o que for justo’. E eles foram. Voltou a sair, por volta do meio-dia e pelas três horas da tarde, e fez o mesmo. Saindo ao cair da tarde, encontrou ainda outros que estavam parados e disse-lhes: ‘Porque ficais aqui todo o dia sem trabalhar?’. Eles responderam-lhe: ‘Ninguém nos contratou’. Ele disse-lhes: ‘Ide vós também para a minha vinha’. Ao anoitecer, o dono da vinha disse ao capataz: «Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, a começar pelos últimos e a acabar nos primeiros’. Vieram os do entardecer e receberam um denário cada um. Quando vieram os primeiros, julgaram que iam receber mais, mas receberam também um denário cada um. Depois de o terem recebido, começaram a murmurar contra o proprietário, dizen¬do: ‘Estes últimos trabalharam só uma hora e deste-lhes a mesma paga que a nós, que suportámos o peso do dia e o calor’. Mas o proprietário respondeu a um deles: ‘Amigo, em nada te prejudico. Não foi um denário que ajustaste comigo? Leva o que é teu e segue o teu caminho. Eu quero dar a este último tanto como a ti. Não me será permitido fazer o que quero do que é meu? Ou serão maus os teus olhos porque eu sou bom?’. Assim, os últimos serão os primei¬ros e os primeiros serão os últimos».


A inveja é um sentimento comum a todos nós. Nalgum momento da nossa vida já nos experimentamos reféns deste desejo de querer o que outro tem e que nós não temos. Quem teve irmãos na vida, sabe muito bem o que isto significa. Outras vezes ficamos presos nas nossas lógicas de justiça e equidade, que são por vezes tão injustas… Muito diferente é o sentimento que habita este proprietário, que se comove ante quem não foi contratado e decide simplesmente ser generoso.
Senhor, que me queres ensinar com esta parábola?
Creio que mais do que mostrar-me o que há no meu coração, queres mostrar-me o que há no coração do Pai. O coração de Deus não precisa de calcular, o coração de Deus só quer amar gratuitamente. É assim que Deus me ama, e é assim que Deus ama cada um dos meus irmãos.
Com que paga vou querer ficar? Com o denário, ou com o teu amor?


Querido Pai, que durante o dia e hoje consiga olhar aqueles com quem me cruzo com os teus olhos. Particularmente os que ainda não foram contratados pelo teu projecto de amor…

Os comentários estão encerrados.