Ídolos de barro

“Não terás outro Deus para além de mim. Não farás para ti imagem esculpida nem representação alguma do que está em cima, nos céus, do que está em baixo, na terra, e do que está debaixo da terra, nas águas. Não te prostrarás diante dessas coisas e não as servirás”
Livro do Êxodo 20, 3-5

Muito bom dia, Senhor. Tu sabes que ao longo da minha vida tenho adorado muitos deuses de barro: outras pessoas, eu próprio e o meu auto-aperfeiçoamento…

O grande problema destes ídolos de barro é precisamente isto – são de barro e quebram-se facilmente: aquela pessoa por quem eu tinha uma admiração desmesurada, que eu considerava um semi-deus e que depois vejo que é tão humana como eu e todos os outros, eu próprio que achava que tinha de conseguir isto, aquilo e aqueloutro e depois esbarro com a minha limitação…

Anteontem vi o Matchpoint, do Woody Allen. Neste filme, a personagem principal diz, no início do filme: “quero fazer com a minha vida coisas grandes”. E depois, que coisas grandes faz? Adquire um elevadíssimo estatuto social e, para não perder esse estatuto, acaba por matar a amante, que estava grávida dele, e a velhota vizinha desta…
Não quero fazer coisas grandes na minha vida, sei que, ao procurar fazê-las, apenas iria construir mais ídolos de barro. Só Tu, Senhor, podes fazer coisas grandes. Por isso Te peço a Ti aos meus irmãos: que me ajudem a seguir-Te a Ti e só a Ti. Toma a minha Vida – muito obrigado por todas as vezes em que a ressuscitaste.

Muito obrigado também pelo facto de a noção de que eu e os meus irmãos somos tão pequeninos não me deixar amargurado com a vida – apenas me mostra cada vez mais que só Tu és Bom, só Tu és Amor, e que devemos adorar-te a Ti e só a Ti prestar culto.

Boa semana e boa oração.

Os comentários estão encerrados.