Ir para além da multidão

“Tendo entrado em Jericó, Jesus atravessava a cidade. Vivia ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe de cobradores de impostos. Procurava ver Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. Correndo à frente, subiu a um sicómoro para o ver, porque Ele devia passar por ali. Quando chegou àquele local, Jesus levantou os olhos e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, pois hoje tenho de ficar em tua casa.» Ele desceu imediatamente e acolheu Jesus, cheio de alegria. Ao verem aquilo, murmuravam todos entre si, dizendo que tinha ido hospedar-se em casa de um pecador. Zaqueu, de pé, disse ao Senhor: «Senhor, vou dar metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém em qualquer coisa, vou restituir-lhe quatro vezes mais.» Jesus disse-lhe: «Hoje veio a salvação a esta casa, por este ser também filho de Abraão; pois, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.»”
Evangelho segundo São Lucas, capítulo 19, versículos 1 a 10


Bom dia, Jesus.
Como sabes, gosto muito desta leitura.

Apesar de Zaqueu ser um homem rico e cobrador de impostos, o que me levaria a pensar que ele não seria boa rês, rapidamente me afeiçoo a ele. Ele quer ver Jesus e nada o impede de o fazer, nem a multidão nem a sua pequena estatura. Por outro lado, não perde tempo. Corre e sobe ao sicómoro, para ter as melhores hipóteses de O ver. Mesmo não tendo a certeza de que Jesus vá passar perto do Sicómoro, ele quer maximizar as suas hipóteses.
Todas estas atitudes de Zaqueu cativam-me, pois vivo algo semelhante: o desejo de ver Jesus, as minhas limitações, as dificuldades do dia-a-dia, o desejo de as superar e de ser criativo, para poder acolher Jesus e ter uma nova visão da minha realidade.

Jesus não é indiferente a tudo isto. Ele quer habitar, hoje, em minha casa, no meu coração, para que eu me possa encontrar e ser salvo. Quer mudar a minha maneira de olhar, de ouvir, de atuar no mundo. Quer dar-me uma nova esperança, uma nova paz. Quer que eu acredite mais em mim e que posso concretizar, no meu dia-a-dia, o seu amor e justiça.

Para fazer tudo isto, Jesus só precisa que eu o acolha, verdadeiramente, no meu coração.
Acolher Jesus, não é incorporar um conjunto de rituais na minha vida. É entranhar, no meu coração, que o Seu amor é o melhor para mim e para os outros. É acreditar, verdadeiramente, na Sua palavra e, em momentos que tenha de escolher, optar por viver o Seu amor na minha vida.
Uma das maneiras de o fazer é não me deixar esmagar pelas multidões que, às vezes, me oprimem ou que murmuram julgamentos, e seguir o meu coração, aquilo que verdadeiramente anseio.

Boa oração

Os comentários estão encerrados.