“It’s the season of love”

Quando me lembro de Quaresma, lembro-me de jejum, lembro-me de sacrificios, lembro-me que não se canta Aleluia,… parece um tempo de privação! Com a sorte de viver já em comunidade com outros missionários pude começar a Quaresma como uma definição bem diferente!
“It’s the season of love”, foi o titulo que demos! Porquê? A resposta é-nos dada em Oseias 2, 16: “É assim que a vou seduzir: ao deserto a conduzirei, para lhe falar ao coração. Dar-lhe-ei então as suas vinhas e o vale…”
É incrivel! O deserto não parece nada diferente da definição que partilhava no inicio! O que há no deserto? Nada!! Que calor!! Olho em frente e vejo areia, olho à esquerda… e à direita… apenas areia! E penso como é que Deus alguma vez quis atrair-me aqui! E eu com tantas coisas para fazer, negócios para tratar, tenho melhores opções…! Ainda por cima Deus estava a tentar seduzir-me. Se eu tentasse seduzir uma rapariga, vestir-me-ia com a melhor roupa, o melhor perfume, 2 meses antes já sabia qual o melhor local para a levar, talvez um restaurante com vista para o mar ou um passeio no parque mais bonito da cidade, etc. etc.
Mas Deus não parece nada romantico! Seduzir-me para me levar ao deserto?
Mas é mesmo aí no deserto, onde nao ha nada que Deus me pode falar do que é mais especial! “O que me querias mostrar? Aqui não há nada!”
“– O meu amor.” é a resposta de Deus. Surpreende-me completamente… “No deserto vou sofrer todas as privações! Não há internet, logo não há facebook, nem rede de telemovel, nem automovel, nem cozinha gormet… e vou vestir a moda do João Baptista?” Sim, extactamente por nao haver nada que Deus me mostra o quanto preciso d’Ele. Eu preciso de Deus! O ser humano precisa de Deus! Precisa de alimentar o seu Espírito, não só o seu corpo! Imagine-se como esta’ o nossa vida espiritual olhando as fotografias das crianças em África,… magras, sub-nutridas. Assim o nosso Espirito…
Por isso a Quaresma nos propoe a oração, o jejum e a partilha como meios de poder restaurar aquilo que temos perdido na nossa vida. Recuperar o amor ‘a nossa vida, no “jejum criativo”, o amor a Deus, através da oração e o amor ao proximo, pela partilha da minha vida!
Assim, concretamente, o desafio que hoje vos faço e’ o de recuperar a primeira dimensao! O que tenho, faço, como, … que mais me impede de uma vida mais feliz; que me impede de encontrar Deus, que me impede de sair ao encontro de alguém ou de pedir perdão? Fazer “jejum” daquilo que mais custa,
porque e’ ai’ que esta’ o maior amor! (2 minutos silencio para rezar) E confiantes que Deus é Aquele que nos amou primeiro tentando a todo o custo atrair-nos a este belo e estranho deserto! 
Abraço fraterno!
Pedro Schiappa

Os comentários estão encerrados.