“Já não sois estrangeiros, mas sois membros da família de Deus”

Hoje a Igreja celebra a São Judas Tadeu e São Simão apóstolos de Jesus. Por isso, hoje quero começar por agradecer tantas pessoas que são e foram fiéis no escondido ao chamamento que tu, Senhor, lhes fazes. E, também hoje pedir por aquelas pessoas que tem mais responsabilidade na sociedade. Hoje de uma maneira especial peço e agradeço pelo neurocirurgião João Lobo Antunes e pela sua família.


Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios 2, 19-22
Irmãos: Já não sois estrangeiros nem hóspedes, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o alicerce dos Apóstolos e dos Profetas, que tem Cristo como pedra angular.
Em Cristo, toda a construção, bem ajustada, cresce para formar um templo santo do Senhor; e em união com Ele, também vós sois integrados na construção, para vos tornardes, no Espírito Santo, morada de Deus.


A tua palavra é tão saborosa. Ajuda-me a deixar que ela me encha daquilo que tu me queres dizer. Por isso vou deixar que ela ecoe devagarinho.

Já não sois estrangeiros nem hóspedes, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus:
Que bom, que me digas isto, Senhor, porque tantas vezes me sinto estrangeira nas situações em que vivo. Sinto-me diferente, desconfortável. Como uma hóspede mas não parte da família. Mas tu dizes que sou concidadã daqueles que viveram perto do teu coração. E dizes-me que sou membro da tua família. Que grande e especial! Sou ida tua família, familiar de Deus! Uau!

E a leitura continua – edificados sobre o alicerce dos Apóstolos e dos Profetas, que tem Cristo como pedra angular.
Não só sou família, mas também tu vais-me construindo solidamente em ti, com o alicerce daqueles que te foram fiéis ao longo do tempo especialmente o teu Filho, Jesus. Vais-me edificando por dentro! Oxalá que eu deixe que tu faças isso em mim. Constrói-me e edifica-me!

Continuo a ler: Em Cristo, toda a construção, bem ajustada, cresce para formar um templo santo do Senhor; e em união com Ele, também vós sois integrados na construção, para vos tornardes, no Espírito Santo, morada de Deus.
São palavras difíceis mas cheias de sentido e beleza. Ao construíres-me queres fazer de mim a tua morada, a morada do Espírito Santo. Fico sem palavras.

Mas este é o teu sonho e a minha realidade viver unida a ti porque tu constróis a tua morada em mim.

Senhor, quero viver assim. Tu em mim, eu em ti, ser a tua morada e o lugar de encontro entre tu e muitas pessoas.


Constrói-me, senhor Deus, faz de mim o teu lugar na terra, faz-me familiar de Deus!

Os comentários estão encerrados.