«Jesus, afastando-Se com ele da multidão, (…) disse-lhe: “Effathá”, que quer dizer “Abre-te”»

Senhor, hoje quero começar esta oração por te agradecer pelos meus amigos. As pessoas que me obrigam a crescer, a ver o que é mais difícil para mim, mas que também me proporcionam os melhores momentos e me fazem dar as maiores gargalhadas. Obrigada por cada um e por serem constantemente um sinal da tua presença na minha vida.


Hoje falas-nos pelo Evangelho de São Mateus 9, 35 – 10, 1.6-8:
Naquele tempo, Jesus deixou de novo a região de Tiro e, passando por Sidónia, veio para o mar da Galileia, atravessando o território da Decápole. Trouxeram-Lhe então um surdo que mal podia falar e suplicaram-Lhe que impusesse as mãos sobre ele. Jesus, afastando-Se com ele da multidão, meteu-lhe os dedos nos ouvidos e com saliva tocou-lhe a língua. Depois, erguendo os olhos ao Céu, suspirou e disse-lhe: «Effathá», que quer dizer «Abre-te». Imediatamente se abriram os ouvidos do homem, soltou-se-lhe a prisão da língua e começou a falar correctamente. Jesus recomendou que não contassem nada a ninguém. Mas, quanto mais lho recomendava, tanto mais intensamente eles o apregoavam. Cheios de assombro, diziam: «Tudo o que faz é admirável: faz que os surdos oiçam e que os mudos falem».


Reparemos: Jesus AFASTOU-SE da multidão e curou o surdo.
Jesus ia fazer algo muito pessoal e íntimo: meter os dedos nos ouvidos e por-lhe saliva na língua. Não é íntimo? A quantas pessoas sem pestanejar deixaria que me pusessem os dedos nos ouvidos ou a sua saliva na minha língua?
Jesus é, portanto, este alguém que nos quer salvar e que quer ter uma relação privada, íntima e de confiança profunda com cada um de nós.
Jesus não quer relacionar-se connosco no meio da multidão ou em grupo. Jesus quer-me a mim, sozinha, com todas as minhas incapacidades a nu e com todo o meu ser, aberta à sua salvação. Jesus quer-te a ti, sozinho, com todas as tuas incapacidades a nu e com todo o teu ser, aberto à sua salvação.
Sou capaz de me por diante de Jesus com tudo o que sou? Tenho uma relação íntima com Jesus?
Depois de experimentarmos uma relação pessoal e íntima com Jesus, experimentamos a liberdade e a cura que o surdo-mudo sentiu. Jesus chama-nos mesmo a abrirmo-nos! Mas isso só o conseguimos fazer quando com Ele aprendemos a libertarmo-nos das nossas incapacidades.
Nesta relação íntima com Jesus, de que incapacidades gostava que Ele me ajudasse a libertar?


Senhor, hoje agradeço-te esta noção do gesto íntimo e profundo de Jesus para com o surdo-mudo e agradeço-te o poder aperceber-me de que sou uma privilegiada por conhecer Jesus intimamente e poder chamar-lhe amigo.
Gostava de pedir também por quem nunca conheceu Jesus ou por quem tem mais dificuldade em partilhar com ele as suas intimidades, para que ainda assim Ele os ilumine.

Os comentários estão encerrados.