Jesus viveu cheio do Espírito Santo

Senhor, hoje ajuda-me a parar e perceber que sem Ti a minha vida não tem consistência, nem tenho força para viver o que quero viver contigo e por Ti.


Hoje, Senhor, falas cheio de alegria em Lc 10, 21-24
Naquele tempo, Jesus exultou de alegria pela acção do Espírito Santo e disse: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e aos inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque isto foi do teu agrado. Tudo Me foi entregue por meu Pai; e ninguém sabe o que é o Filho senão o Pai, nem o que é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar». Voltando-Se depois para os discípulos, disse-lhes: «Felizes os olhos que vêem o que estais a ver, porque Eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vós vedes e não o viram e ouvir o que vós ouvis e não o ouviram».


Ultimamente tenho pensado e constatado que vivemos um cristianismo demasiado voluntarista… pouco apoiado na força do Espírito Santo. Achamos que temos que ser capazes de viver ao Teu estilo, Jesus, pelas nossas próprias forças, com a nossa própria inteligência.
Mas nesta leitura é patente, Jesus, que Tu não viveste assim. Tu viveste cheio do Espírito Santo. Tu viveste ao ritmo do Espírito Santo em Ti. Tu viveste deixando que o Espírito Santo fosse quem Te enviasse, quem Te inspirasse, quem te enchesse de alegria.
Será Jesus que eu vivo assim? Será que eu vivo atenta às pequenas insinuações do Espírito em mim? Será que eu me deixo inundar pelo amor, pela alegria e pela paz que são frutos do espírito? Ou será que eu acho que sou o suficientemente inteligente e sábia para viver sozinha os caminhos de Deus?
Obrigada, Jesus, porque me dizes que preciso de ser pequenina. Preciso, não de me apoiar na minha inteligência, que acho ter, mas de viver aberta e à espera do Teu Espírito. Viver aberta e à espera, da mesma maneira que Tu viveste aberto e à espera da alegria do Espírito. Como é que isso se faz?
Nesta leitura Tu dizes que és Tu quem nos-lo revela. Que é o Pai através de Ti e do Teu Espírito que nos dá a compreensão e a visão das coisas ao Teu jeito. Por isso não me deixes viver sozinha. Não me deixes pensar que é pelas minhas forças ou inteligência que vou viver como Tu…


Inunda-me, Senhor, da Tua alegria porque faço em mim tempo para Ti, espaço para que o Teu Espírito seja mais forte em mim que a minha sabedoria tão pouco inteligente.

Os comentários estão encerrados.