«José fez como lhe ordenou o anjo do Senhor»

Querido Jesus, muito obrigada por estares aqui, intimamente, comigo, muito perto. Muitas vezes não tenho essa consciência … Ensina-me, Jesus, a parar e acalmar para que te possa escutar. Respiro fundo, várias vezes, porque estes dias não têm sido fáceis. Tantos afazeres, conflitos com pessoas e tão pouco silêncio e paz. No entanto, que bom é ter esta oportunidade de oração e poder perceber que não estou só. Acho que preciso de aprender contigo, novamente, a olhar a realidade de outra maneira. A procurar a paz e esperança escondida em mim, nos outros, no ambiente e nas circunstâncias. O reflexo de ti em tudo.


E o reflexo de ti está hoje no Evangelho de S. Mateus 1, 18-24:
Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava desposada com José; antes de coabitarem, notou-se que tinha concebido pelo poder do Espírito Santo. José, seu esposo, que era um homem justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la secretamente. Andando ele a pensar nisto, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados.» Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho; e hão-de chamá-lo Emanuel, que quer dizer: Deus connosco. Despertando do sono, José fez como lhe ordenou o anjo do Senhor, e recebeu sua esposa.


O que significou o nascimento de Jesus para José e Maria?
Para Maria significou ficar grávida sem estar casada. Maria ficou grávida de uma forma inexplicável, estranha e até perigosa (poderia ser apedrejada)! Um acontecimento incompreensível. No entanto, José também teve que nascer de outra maneira. O plano de constituir família com Maria parecia ter-se desmoronado.
O que terá pensado e sentido José? Perguntemos-lhe.
Depois, um anjo falou a José e propôs-lhe o contrário do que ele tinha decidido. José ouviu e, em sintonia com Deus, resolveu receber Maria como esposa.
Hoje, a palavra de Deus continua a ecoar dentro de nós. Cada ano que passa, o Senhor sonha, envia-nos anjos e desejos, para que possamos ir mais além. Por vezes, desafia-nos de forma contrária àquela que achávamos que seria o melhor. Acontecem dificuldades e sofrimentos que nos fazem sair da nossa zona de conforto e nos obrigam a sermos mais livres. A termos que assumir a nossa opinião, porque é justo, mesmo sendo conflituosa. A decidir responder com confiança e amor a Deus (e aos outros) sem seguir apenas a cabeça (cheia de medos e duvidas).
O que significou o teu nascimento em mim, Jesus?
Que decisões vivi contigo?
E, hoje, onde e como queres nascer em mim? Conversemos com Jesus.


Senhor, quero pedir-te a fé para acreditarmos que é possível a transformação em nós e no mundo. Que aprendamos com Maria e José a viver em união contigo.

Os comentários estão encerrados.