«Levanta-te, toma a tua enxerga e anda.»

O Senhor habita-me! Tenho em mim a transcendência! Procuro tomar consciência de tudo o que isto implica, coloco-me nas Suas mãos para este tempo de oração com Ele, numa atitude de humildade e de confiança! Ter Deus Pai na minha vida aterra-me e, simultaneamente, faz-me experimentar uma sensação de ganhar asas, de liberdade! Este é o convite que o Senhor nos faz para este momento. Coloquemo-nos nesta perspetiva.


A perspectiva é dada pelo Evangelho de S. João 5, 5-9:
Estava ali um homem que padecia da sua doença há trinta e oito anos. Jesus, ao vê-lo prostrado e sabendo que já levava muito tempo assim, disse-lhe: «Queres ficar são?» Respondeu-lhe o doente: «Senhor, não tenho ninguém que me meta na piscina quando se agita a água, pois, enquanto eu vou, algum outro desce antes de mim». Disse-lhe Jesus: «Levanta-te, toma a tua enxerga e anda.» E, no mesmo instante, aquele homem ficou são, agarrou na enxerga e começou a andar.


Deus vem sempre ao nosso encontro!
Neste episódio, Jesus mais uma vez procura o encontro. Está disponível para os que O rodeiam, atento, deixa-se tocar pela realidade de cada um, e avança ao encontro do outro. Este gesto demonstra plenamente a Sua capacidade de tomar a Sua vida e a vida do outro!
Jesus encontra este homem (que personifica, possivelmente, cada um de nós em muitos momentos da nossa existência) “prostrado”, indefeso, abandonado na sua solidão e na sua doença… É desta realidade “tão pouco apetecível” que Jesus vai ao encontro e quer cuidar.
Na minha relação com Deus venho-me apercebendo (possivelmente um pouco “contagiado” pela forma de viver as “coisas do mundo” – procura sempre da máxima eficácia, máxima eficiência) que tenho pouco paciência e disponibilidade para as perguntas que o Senhor me coloca… Quero respostas, não mais perguntas! Curiosamente, com este homem, também Jesus, depois de se aproximar dele, começa por questionar… Lança a pergunta, porque ela transporta em si o convite à cura, à transformação! Tal como este homem, sentimo-nos incapazes de assegurar a transformação… Este homem não tinha quem o colocasse na piscina… Cada um de nós saberá as justificações mais ou menos legítimas que apresentamos ao Senhor para permanecermos exatamente como está este homem nesta fase da história – “prostrado diante da sua vida”.
Convido a recordarmos durante alguns segundos estas justificações que trazemos no coração e que nos tiram tantas vezes a esperança…
Perante a falta de esperança, falta de fé daquele homem, Jesus respondeu como só Ele é capaz de responder – amando profundamente aquele homem, sempre com muita esperança e fé de que ele seria capaz de mudar!
Por isso Jesus marcou o Mundo tão profundamente…
Pela profunda fé e esperança que deposita na Humanidade, acaba por transformar o próprio Mundo!


Sejamos ao longo deste dia missionários, agentes transportadores e facilitadores da mensagem de Jesus aos outros! Sejamos as Suas mãos, pés, o Seu sorriso e coração!
Senhor, inspira-nos a que cada um de nós seja rosto autêntico da Tua presença no mundo, capazes de criar pontes para que mais te conheçam e se deixem transformar por Ti!
Permanece no nosso coração, Senhor.

Sugestão de música: Ryuichi Sakamoto – Forbidden Colours https://www.youtube.com/watch?v=kf0HYeQp760

Os comentários estão encerrados.