Louvar Deus em tudo

“Sede todos meus imitadores, irmãos, e olhai atentamente para aqueles que procedem conforme o modelo que tendes em nós. É que muitos – de quem várias vezes vos falei e agora até falo a chorar – são, no seu procedimento, inimigos da cruz de Cristo: o seu fim é a perdição, o seu Deus é o ventre, e gloriam-se da sua vergonha -esses que estão presos às coisas da terra. É que, para nós, a cidade a que pertencemos está nos céus, de onde certamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Ele transfigurará o nosso pobre corpo, conformando-o ao seu corpo glorioso, com aquela energia que o torna capaz de a si mesmo sujeitar todas as coisas. Portanto, meus caríssimos e saudosos irmãos, minha coroa e alegria, permanecei assim firmes no Senhor, caríssimos.”

Hoje Paulo lembra aos Filipenses que foi seu treinador na corrida atlética da vida cristã e, por isso, pode apresentar-se novamente como modelo: “irmãos, sede meus imitadores e ponde os olhos naqueles que procedem segundo o modelo que tendes em nós”. A imitação por parte dos filipenses há-de enquadrar-se na rigorosa disciplina da união comunitária.

Depois de se ter posto a si mesmo como modelo de avaliação do judaísmo, Paulo toma atenção aos filipenses para que se acautelem dos judeus, que “são inimigos da cruz” , têm o ventre como o seu deus e põem toda a sua glória no corpo, isto é, nas coisas terrenas. Paulo deixa claro: Os filipenses não podem desprezar as coisas terrenas, mas devem louvar nelas, Deus que é o criador de tudo.

 

 

Os comentários estão encerrados.