«Vem»

Depois, Jesus obrigou os discípulos a embarcar e a ir adiante para a outra margem, enquanto Ele despedia as multidões. Logo que as despediu, subiu a um monte para orar na solidão. E, chegada a noite, estava ali só. O barco encontrava-se já a várias centenas de metros da terra, açoitado pelas ondas, pois o vento era contrário. De madrugada, Jesus foi ter com eles, caminhando sobre o mar. Ao verem-no caminhar sobre o mar, os discípulos assustaram-se e disseram: «É um fantasma!» E gritaram com medo. No mesmo instante, Jesus falou-lhes, dizendo: «Tranquilizai-vos! Sou Eu! Não temais!» Pedro respondeu-lhe: «Se és Tu, Senhor, manda-me ir ter contigo sobre as águas.» «Vem» – disse-lhe Jesus. E Pedro, descendo do barco, caminhou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo a violência do vento, teve medo e, começando a ir ao fundo, gritou: «Salva-me, Senhor!» Imediatamente Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e disse-lhe: «Homem de pouca fé, porque duvidaste?» E, quando entraram no barco, o vento amainou. Os que se encontravam no barco prostraram-se diante de Jesus, dizendo: «Tu és, realmente, o Filho de Deus!»
Mt14,22-33

‘entretanto o barco estava já bastante longe da terra e era batido pelas ondas, porque o vento era contrário’
Quantas vezes é que a minha vida não parece um barco deixado à deriva, batida pelas ondas, açoitada por um vento que é contrário? Quantas vezes é que não me sinto envolvida por uma tempestade que eu não controlo, que não fui eu que provoquei, mas que me abana e agita por dentro?
 
‘de madrugada, Jesus foi ter com os discípulos, caminhando por cima da água’
Da mesma forma que Jesus foi ter com os discípulos, Jesus também vem ter com cada um de nós. Nós podemos não o ver, podemos não o sentir, mas Ele vem ter connosco, ele quer vir ter connosco, porque Ele vê e sabe que às vezes a nossa vida parece um barco à deriva, sem rumo, sem sentido.
Jesus vem ter connosco, caminhando sobre as águas, sobre o mar. Na Bíblia o mar, as águas simbolizam o mal, tudo aquilo que não se controla. E Jesus caminha sobre o mar, caminha sobre o que não controlamos, caminha sobre o que nos afecta, sobre as ‘tempestades’ da nossa vida. Jesus vem ter connosco, e caminha sobre tudo isso! Ele é maior do que tudo, é maior do que a nossa vida, é maior do que o mal. Será que eu acredito nisso? Acredito que Jesus caminha sobre o mal, caminha sobre as tempestades, é maior do que tudo o resto? Os discípulos ao princípio não acreditaram e ficaram assustados. Mas Jesus diz-lhes: ‘Coragem! Sou Eu. Não tenham medo!’
E Jesus diz-nos, a cada um de nós: ‘Coragem! Sou Eu. Não tenhas medo!’ – ‘Não tenhas medo, porque Eu estou aqui! Não tenhas medo, porque tu estás no Meu coração, tu fazes parte de Mim…’
Se deixássemos estas Palavras de Jesus entrar no nosso coração, tudo seria diferente. Se deixássemos estas Palavras de Jesus curar o nosso coração, a nossa vida seria diferente. 
A verdade é que com Jesus, não temos que temer nada, Nele podemos confiar.
Jesus diz: ‘Vem!’ então Pedro desceu do barco e começou a caminhar sobre as águas em direcção a Jesus. 
Da mesma forma, Jesus diz-nos a nós: ‘vem!’ e convida-nos a caminharmos com Ele sobre a água. Que saibamos fazer este ‘salto’ de Fé, que saibamos confiar e com Jesus caminhar sobre as nossas águas, sobre as ondas que por vezes nos querem afogar e nos tiram o fôlego. Que saibamos caminhar com Ele quando parece que andamos sobre areias movediças e não conseguimos sair do mesmo lugar e quanto mais nos debatemos, mais fundo chegamos. Que saibamos caminhar com Jesus quando o  terreno é árido, seco, quando parece que por mais que nos esforcemos não conseguimos plantar nem fazer crescer nada. Que saibamos caminhar com Jesus quando a nossa vida é um prado verdejante, quando estamos sobre relva frondosa e fresca, quando a brisa do mar nos faz sorrir.
Jesus diz a Pedro: ‘porque duvidaste?’ – que nós saibamos confiar que Jesus está sempre ao nosso lado, pronto para nos agarrar quando parece que nos estamos a afundar, como fez com Pedro. Que saibamos confiar e ter Fé!
Que hoje saibamos dar o ‘salto’ de Fé, e dizer a Jesus: ensina-me a caminhar Contigo sobre o mar, sobre a minha vida – ensina-me a ser Teu companheiro de vida.

Os comentários estão encerrados.