Mais além…

«Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, digo-vos: Não oponhais resistência ao mau. Mas, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. Se alguém quiser litigar contigo para te tirar a túnica, dá-lhe também a capa. E se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, caminha com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas a quem te pedir emprestado.» «Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está no Céu, pois Ele faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores. Porque, se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem já isso os cobradores de impostos? E, se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? Portanto, sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste.»
Evangelho segundo S. Mateus, capítulo 5, versículos 38 a 48
“Mais além,dos meus medos,
mais além,das minhas inseguranças,
quero dar-Te uma resposta…”
Não sei porque é que me veio à cabeça o início desta música, depois de ler este trecho do evangelho de S. Mateus.
No entanto, sinto-me, frequentemente, convidado ao oposto: a ficar no meu cantinho, a fazer sempre as mesmas coisas, a esvaziá-las de sentido, para não ter de pensar, não ter de me cansar, não ter de sofrer.
Vejo que estes dois desejos contraditórios vivem em mim. O desejo de uma segurança e de uma tranquilidade e, por outro, um desejo de ir mais longe, de viver mais e mais intensamente.
Vejo, também, Abba, que é a este último que me convidas porque, no fundo, é ele que me dará a alegria e o gozo que quero para a minha vida. Se eu, continuamente e sem stresses, arriscar a dar mais um passo do que os meus, pretensos limites, poderei viver mais e melhor. Poderei também experimentar que Tu me seguras quando caio na tentativa e que há algo que escapa às minhas lógicas mas que me anima e me sustém.
Indo mais além, indo em direcção das pessoas que me não são fáceis, retribuindo ao não amor com abundância de amor, nada me deterá e contribuirei para que surja um mundo novo. As agressões exteriores não serão mais fortes do que o meu desejo e nada será impedimento para viver os meus sonhos.
Queres que eu ame para além de qualquer retribuição. Sabes que quando começar a viver isto serei livre e então alcançarei a segurança e a tranquilidade que desejo. Não uma segurança e tranquilidade estagnadas mas uma segurança e tranquilidade assentes em Ti, que nunca falhas e que estás sempre comigo, para o que der e vier.
Obrigado, Abba, pelo Teu amor gigantesco e por me quereres como ninguém.
Boa oração

Os comentários estão encerrados.