Maria, mulher simples e cheia de fé

Bom dia Jesus! Que bom é este bocadinho contigo tão especial. Agradeço-te muito a vida que me deste para viver, que é linda. Como me sinto grata!
Às vezes, quando me falas, desinstalas-me e trocas-me as voltas. Vens alterar as minhas rotinas e projetos, e potenciar o que de bem e de bom posso usufruir e também o que de melhor pode ser para os outros. Contudo, há momentos em que nada consigo perceber ou ver. Também, por vezes, me custa acolher o que tens para mim porque não eram bem esses os meus planos. Ajuda-me Jesus, a que neste dia, eu possa confiar mais em ti e não ficar em sobressalto se alguma coisa for diferente do habitual e esperado. Que eu possa como Maria acolher tudo aquilo que tens para mim.


Hoje Senhor, falas-nos através de Lc 1, 26-36:
Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril.»


Maria era uma mulher simples e cheia de fé, sabia parar, escutar e acolher, tinha um projeto de vida como todas as pessoas. O seu projeto era casar com José e construir uma família como tantas outras.
E eu? Como sou?
É tão difícil arranjar tempo para parar, para escutar. Sei que tudo isto tem a ver com a vida que hoje vivemos, mas muito mais com as minhas prioridades.
O anjo irrompeu na “casa” de Maria, falou e ela depois de escutar ficou perturbada. Aliás, Maria não percebeu lá muito bem o que se estava a passar e não tinha a menor ideia que o seu SIM era o início de algo muito grande que mudaria tudo.
Maria fiou-se do anjo e arriscou.
Podia não o ter feito, mas fê-lo. O seu sim foi acolhimento, mas também renuncia. Não sei se ela tinha consciência disto, mas acolher e renunciar são duas coisas que andam juntas e que sempre que dizemos sim a uma pessoa e a um projeto estamos a dizer não a alguma coisa.
Maria, mulher de fé, deixou-se desafiar, a sua adesão a Deus e à sua proposta só foi possível porque acreditou sem mas, mesmo não entendendo.
E eu? Como tenho eu escutado e reagido àquilo que vou percebendo do Senhor?
Quantas vezes já opus resistência? Não quis escutar ou não quis acolher? Quantas vezes disse sim sem perceber realmente o que esse meu sim significava?
Qual a consequência dos meus sins e das minhas recusas, na minha vida e daqueles que me rodeiam?
Tenho alguma consciência das minhas dificuldades, dos meus medos paralisantes, da minha fé pequenina que, por vezes, me faz vacilar e por isso, peço-te Senhor que me ajudes. Mesmo que me custe, que me sinta com os meus projetos virados do avesso, leva-me Senho, a ultrapassar barreiras e ir em frente na minha adesão a ti e ao teu projeto para a minha vida. Sei, por experiência, que a tua proposta é sempre melhor que os meus projetos pequeninos, os teus convites vão sempre ao encontro daquilo que mais necessito e a minha adesão a ti vai-me fazendo cada vez mais eu, cada vez mais forte, cada vez mais Tu.


Ajuda-me Mãe e ensina-me a ser simples e humilde como tu, a saber escutar e acolher, a ser fiel à missão como tu és. Que eu possa dizer sim com muita fé; um grande sim que se vá refletindo nos meus pequenos sins quotidianos, nas minhas relações com quem vivo, trabalho ou simplesmente me cruzo.
Hoje, quero agradecer-te Mãe pelo teu exemplo e pela tua presença amorosa e maternal que acompanha as nossas vidas.
Agradecer-te o teu confiante e fiel sim ao projeto de Deus para ti que tudo mudou na vida de todos nós.

Os comentários estão encerrados.