«Maria pôs-se a caminho…»

Hoje celebramos a visitação de Maria à sua prima Isabel. E começo com a oração inicial da missa de hoje que diz assim: «Senhor Deus que inspiraste a Maria com o desejo de visitar a sua prima Isabel, levando consigo o Teu Filho, Jesus, torna-nos dóceis à inspiração do Espírito Santo, para podermos cantar sempre com ela as maravilhas que fazes em nós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amen.»


Hoje também me visitas em Lc 1, 39-56:
Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor».


Maria, hoje peço-te também que me ensines a orar com estas palavras. Tu naquele tempo puseste-te a caminho. Porquê? Por quem?
Foste ter com a tua prima Isabel que também estava grávida pela ação e ternura de Deus. Porque foste?
Será que querias partilhar com Isabel? Será que precisavas estar com ela? Querias ajudar?
Muito importante é que te puseste a caminho. Quantas vezes eu intuo que seria bom e necessário pôr-me a caminho, mas por medo do que dirão, por preguiça, por falta de motivação, por sei lá o quê… fico sentada no meu sofá… se calhar a criticar quem não se põe a caminho mas a fazer o mesmo.
Nossa Senhora do caminho, ajuda-me hoje a pôr-me a caminho. Quem são as pessoas a quem posso visitar e precisam do meu caminho até elas?
Quantas vezes, Maria, a minha oração para contigo é só de pedir favores a baixo preço – como disse o Papa – quando aquilo que vejo em ti é uma mulher que disse sim a Deus e aos outros.
Qual é o caminho que me convidas a fazer a partir de hoje?
Quem são as pessoas que me convidas a visitar?
Para quem posso ser presença da alegria de Deus?


«Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo». Mãe Maria, que assim como tu eu possa acreditar que sou portadora da alegria de Deus e do seu Espírito Santo. Que não o guarde na minha segurança cheia de medos, mas que me ponha a caminho.

Os comentários estão encerrados.