“Mestre, queremos ver um sinal da Tua parte”

Olá Jesus, obrigado por poder começar uma nova semana. É um dom receber a vida e iniciar uma semana contigo,  assim como agora a rezar. Obrigado por estares à minha espera, por me aceitares hoje como estou é como sou.


O Evangelho para hoje é Mt. 12, 38-42
«Naquele tempo, alguns escribas e fariseus disseram a Jesus: «Mestre, queremos ver um sinal da Tua parte». Mas Jesus respondeu-lhes: «Esta geração perversa e infiel pretende um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas. Assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim o Filho do homem estará três dias e três noites no seio da terra. No dia do Juízo, os homens de Nínive levantar-se-ão com esta geração e hão-de condená-la, porque fizeram penitência quando Jonas pregou; e aqui está quem é maior do que Jonas. No dia do Juízo, a rainha do Sul erguer-se-á com esta geração e há-de condená-la, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e aqui está quem é maior do que Salomão».


Hoje fiquei a dar voltas com este pedido dos judeus: “Mestre, queremos ver um sinal da Tua parte” Também, Senhor, eu Te peço muitas vezes um sinal, uma prova da Tua existência, da Tua força, da Tua vida. Penso que seria mais fácil acreditar naqueles momentos difíceis e de sofrimento se tivesse um sinal. Um sinal de que vives, de que tens mais força que a morte é a dor. 
Mas não sei quanto tempo duraria um sinal mágico da Tua parte. Poderia ajudar ao princípio mas no final o efeito passaria e ficaria até a dúvida que tivesse existido. Basta ver o que aconteceu aos Teus discípulos. Também vejo que há namorados que fazem grandes sinais de seu enamoramento pelo outro. Eu próprio lembro-me de alguns desses sinais. Uma vez publiquei numas aulas escritas para todos os alunos da faculdade uma declaração ao meu amor. Mas qual é a duração destes sinais? Na minha experiência eles duram pouco. Aquilo que perdura, o que nos transforma é a relação, a continuidade, é o tempo que dedicamos à nossa rosa (palavras de Saint Exupery no “Principezinho”). Como Tu, Senhor Deus, és sempre o mesmo – não são os sinais maiores ou menores que tenhamos, não são os sentimentos de um determinado momento que marcam a Tua existência e ajuda. São antes os momentos vividos em conjunto, a chorar ou a rir, vividos Contigo que são sinal de que sempre estás comigo.


Senhor, obrigado pelo dom da fé, que me faz descobrir a Tua presença em mim e reconhecer que estás sempre, mesmo quando eu não Te sinto. Que hoje possa viver o meu dia com a consciência de que não preciso de sinais pois eu mesmo sou um sinal de que Tu existes, porque me amas.

Os comentários estão encerrados.