«Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores.»

Olá Jesus! Obrigada por poder iniciar esta semana, reconhecendo que Tu caminhas comigo, respiras comigo, falas comigo, trabalhas comigo (EG266). Ajuda-me a sentir-Te vivo comigo no meio da tarefa missionária que é o meu trabalho, a minha família, as minhas amizades…


Evangelho Mateus 8, 18-22
“Vendo Jesus em torno de si uma grande multidão, decidiu passar à outra margem. Saiu-lhe ao encontro um doutor da Lei, que lhe disse: «Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores.» Respondeu-lhe Jesus: «As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.» Um dos discípulos disse-lhe: «Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar o meu pai.» Jesus, porém, respondeu-lhe: «Segue-me e deixa os mortos sepultar os seus mortos.»”


Chama-me muito à atenção a primeira frase deste Evangelho. Ao veres em torno a Ti uma grande multidão decides passar à outra margem. Isto recorda-me que Tu não queres muitos admiradores, mas queres seguidores, pessoas que, contigo e como Tu, trilhem o Teu caminho.
O que é que eu procuro? Que as pessoas me admirem, me aprovem pelo caminho que faço? Ou preocupo-me com que os outros Te sigam, façam o seu caminho, tomem as opções que os aproximem mais de Ti?

Decides passar à outra margem… Muitas vezes também eu preciso de tomar esta decisão.
Passar à outra margem quando sei que ao dar a minha opinião vou ser criticada ou incompreendida ou não vou agradar.
Passar à outra margem quando me invade o medo de ficar só e de não ser protegida.
Passar à outra margem quando é preciso chamar à atenção e corrigir alguém.
Passar à outra margem quando amo e ninguém nota ou não sou reconhecida ou recompensada.
Tal como o doutor da lei e o outro discípulo, nós queremos seguir-Te. No entanto Tu és exigente no amor, pois a forma como queres que Te sigamos implica que sejas o primeiro, e tudo o resto, por muito importante que seja, passa para segundo plano.


Jesus, reaviva em mim o desejo de seguir-Te e dizer-Te:
Aqui, Senhor, tens minha vida
que quer ser presença do Teu amor.
Sei que não é fácil seguir Teus passos,
mas com Tua força serei fiel.
Servir-Te-ei entre os homens, Teu Reino anunciarei,
porque a Teu lado quero caminhar.
Servir-Te-ei entre os homens, Tua cruz abraçarei.
Se não respondo, volta-me a chamar. Ámen.

Os comentários estão encerrados.