«Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática»

Olá Senhor, neste mundo onde só se vendem más notícias, hoje quero ser boa notícia. Quero ser nas próximas 24 horas boa notícia para aqueles com quem estou. Porque a oração é isso mesmo: receber as tuas boas notícias para ser boa notícia para os que me rodeiam.


E a tua boa notícia chega através de Lucas 8, 19-21:
Naquele tempo, vieram ter com Jesus sua Mãe e seus irmãos, mas não podiam chegar junto d’Ele por causa da multidão. Então disseram-Lhe: «Tua Mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-te». Mas Jesus respondeu-lhes: «Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática».


Esta passagem é curta e directa. E ao mesmo tempo tem muito que se lhe diga.
Quantas vezes também nós achamos que não conseguimos chegar até ti, Senhor, por causa da multidão. No entanto, Tu, Senhor, não pareces muito preocupado com isso, não mandas embora a multidão para ires ter com a tua família. Continuas a ensinar a multidão e dizes-lhe que se ouvem a tua palavra e a põem em prática são a tua família: a tua mãe e os teus irmãos!
Não será que as vezes achamos que as circunstâncias nos impedem de chegar a ti, Jesus? Mais ainda, que as pessoas impedem o caminho para estarmos contigo? Que as multidões que nos rodeiam com as suas más notícias e desafios nos impedem de estar e viver ao teu jeito?
Nesta passagem percebo que podemos encontrar o caminho até ti, se nas situações da vida escutamos a tua palavra e a pomos em prática.
Também entendo que posso ser empecilho, ser daquela multidão – que escuta mas não vive, que escuta mas não entende, que fala muito de ti mas não vive o teu Evangelho! Multidão que se aglomera ao teu lado mas que nem sempre abre caminhos até ti.
Ainda bem que a tua Mãe, Jesus, andou à tua procura nos caminhos da vida, mesmo no meio da multidão e das circunstâncias que aparentemente lhe barravam o caminho até ti. Que como ela eu também possa procurar-te sempre e descobrir que só te vou encontrar se me dispuser a escutar cada dia a tua palavra para tentar vivê-la com a tua ajuda.
Não deixes que seja multidão amorfa, que nem sempre escuta até pôr aquilo que entende de ti em prática.


Faz, Senhor, que também eu te procure em cada situação, em cada encontro, estando atenta ao que me queres dizer e estando disposta a pô-lo em prática com a tua ajuda e a ajuda de Maria.

Os comentários estão encerrados.