«Na minha angústia invoquei o Senhor»

Olá, Senhor! Ao fim deste tempo de Quaresma, onde me foste convidando a dedicar mais tempo à oração, a dar mais atenção à partilha e a procurar o jejum que te agrada, preciso parar e saborear os frutos deste caminho. Oxalá o meu amor se tenha aquecido ao calor da tua Palavra e do teu caminho de entrega até ao fim.


Hoje convidas-me a rezar com o Salmo 18, 2-7:
Na minha angústia invoquei o Senhor
e do seu templo Ele ouviu a minha voz.
Eu Vos amo, Senhor, minha força,
minha fortaleza, meu refúgio e meu libertador.
Meu Deus, auxílio em que ponho a minha confiança,
sois meu protector, minha defesa e meu salvador.
Invoquei o Senhor – louvado seja Ele –
e fiquei salvo de meus inimigos.
Cercaram-me as ondas da morte
e encheram-me de terror as torrentes malignas;
envolveram-me em laços funestos
e a morte prendeu-me em suas redes.
Na minha aflição invoquei o Senhor
e clamei pelo meu Deus.
Do seu templo Ele ouviu a minha voz
e o meu clamor chegou aos seus ouvidos.


Jesus, este salmo pode muito bem ter sido a tua oração nos últimos dias da tua vida, quando se aproximava a hora da tua entrega total. Tal como o salmista também Tu sentiste angústia e aflição, e cercaram-te as ondas da morte, foste envolvido em laços funestos e preso nas redes da morte. No meio de tudo isso invocaste o Pai, e Ele ouviu a tua voz. Tu O amaste e Ele era a tua força, a tua fortaleza, o teu refúgio e o teu libertador. N´Ele puseste a tua confiança.
Senhor, às vezes também a mim me invade a angústia e me aflijo com a falta de humanidade que vejo à minha volta, outras vezes por causa das minhas opções mal tomadas que me levam para longe do teu amor.
Senhor, quando isto acontece em quem me refugio? Quem é a minha força? A minha fortaleza, o meu refúgio e o meu libertador?
Ajuda-me a invocar-te na certeza de que Tu escutas a minha voz. A prova disso é que às vezes me invade uma paz e serenidade que não sei explicar, ou mudam os meus sentimentos e a minha forma de ver alguma situação. Outras vezes respondes-me através de amigos, de pessoas que marcam uma diferença no meu dia e são capazes de ser bálsamo no meio do conflito ou da dor. Ajuda-me a reconhecer como me respondes, a agradecer e a aumentar a minha confiança em ti.


Pai, ensina-me a rezar. Que em nenhuma situação eu deixe de te invocar, de te procurar e chamar, pois nada nem ninguém me pode separar do teu amor. Ensina-me a fazer de cada momento mais ou menos difícil do meu dia uma oportunidade para chamar por ti e de me fazer consciente de que Tu estás comigo e me escutas.

Os comentários estão encerrados.