«Nada há encoberto que não venha a descobrir-se»

Bom dia Jesus! Hoje, quero pedir-te por todos os homens e mulheres com poder para fazer a paz ou a guerra, para governar segundo os seus interesses ou tendo em conta as necessidades das populações.
Que possam abrir-se ao teu Amor e ser capazes de lutar pelas medidas necessárias para que a sociedade seja mais justa, fraterna e pacífica. Uma sociedade onde todos tenham um lugar e a alegria seja o fruto da tua presença e do teu amor.


Hoje Senhor, falas-nos através de Lc 12, 1-7:
Entretanto, a multidão tinha-se reunido; eram milhares, a ponto de se pisarem uns aos outros. Jesus começou a dizer primeiramente aos seus discípulos: «Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Nada há encoberto que não venha a descobrir-se, nem oculto que não venha a conhecer-se. Porque tudo quanto tiverdes dito nas trevas há-de ouvir-se em plena luz, e o que tiverdes dito ao ouvido, em lugares retirados, será proclamado sobre os terraços. Digo-vos a vós, meus amigos: Não temais os que matam o corpo e, depois, nada mais podem fazer. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem o poder de lançar na Geena. Sim, Eu vo-lo digo, a esse é que deveis temer. Não se vendem cinco pássaros por duas pequeninas moedas? Contudo, nenhum deles passa despercebido diante de Deus. Mais ainda, até os cabelos da vossa cabeça estão contados. Não temais: valeis mais do que muitos pássaros.»


Senhor, hoje convidas-me a não temer aqueles que matam o corpo. A estar atenta ao farisaísmo atual, à hipocrisia de alguns.
Isto faz-me pensar em mim própria. Será que também eu tenho laivos de hipocrisia e de farisaísmo?
Como faço a leitura do tempo atual? Só vejo a morte e a opressão, por interesses individuais e fanatismos religiosos, ou vejo também uma humanidade que vive dando-se e com amor vai caminhando contra essa corrente de morte?
Viver numa sociedade que tantas vezes atenta contra a vida é perturbador, mas Tu dizes-me para não ter medo porque até os cabelos da minha cabeça estão contados. Dizes-me o quanto sou importante e amada por Ti e essa consciência faz toda a diferença.
Tu Senhor, afirmas também que “não há nada escondido que não venha a ser revelado, e não há nada oculto que não venha a ser conhecido”. Convidas-me subtilmente à autenticidade e à verdade e fazes com que eu me questione.
– Quem sou eu? Como me vejo? Como vejo os outros? Como me vêem eles?
Paro e olho para mim. Fico feliz por viver a minha filiação. Sou filha muito amada! Contudo, durante o meu dia, por vezes, perco-me de ti e uso máscaras que correspondem ao que os outros esperam de mim. No emaranhado de diferentes relações e situações nem sempre permaneço em ti. E, isto faz-me levantar as questões: E eu? Onde estou? Assumo sempre a minha verdadeira identidade nem que para isso tenha que viver contra a corrente ou assola-me o medo de não ser amada e aceite?
Afinal Jesus, Tu dizes que valho mais que muitos pardais e que tens contados os cabelos da minha cabeça.
Aumentas a minha confiança em ti e renovas a esperança no meu coração.


Hoje, Senhor, ajuda-me a ser consciente de mim própria e dos meus atos.
Ajuda-me a acolher o teu Espírito e a ver o mundo com o teu olhar.
Peço-te por todos aqueles que depois de matar, tem o poder de lançar na Geena. Que eles te possam encontrar e acolher o teu amor que liberta, cura e dá vida.
Que hoje eu possa viver com muita alegria a minha verdadeira filiação, que possa ser autentica mesmo que tenha que ir contra a corrente.
Envia-me Senhor o teu Espírito para me olhar e olhar os outros e o mundo com os teu olhar. Que hoje eu possa encontrar-me, encontrar-te e sair de mim para SER + como Tu.

Os comentários estão encerrados.