“Nada te perturbe, nada te espante”

“Nada te perturbe, nada te espante”

É o nome de uma música de Taizé, certamente inspirada na Palavra…não sei onde se encontra na Bíblia (vou ver ao Google) diz tratar-se de um texto de Santa Teresa D’Ávila e de repente a minha memória recua mais de 10 anos…quase 20 e recordo o Carmelo de Fátima, onde entrei e recebi um segredo de Santa Teresa que dizia: “Só Deus basta”…palavras que guardei no coração e sobre as quais busco o sentido até hoje…


Até hoje pois o coração tem muitas perguntas….apresentadas pelo Mundo, pelo que me rodeia, pelo que observo e pelo que penso, como é que só Deus é que basta?

O meu telemóvel apita uma mensagem, não vou ver, agora estou Aqui Contigo e quero e desejo escutar…o vazio que existe dentro de mim…que clama por Ti…encho-me de quê? Quem deixo entrar no meu íntimo? Quem cura as minhas feridas, Deus ou o Mundo? Somos capazes de ir à missa, ser cristãos, pertencer a 3 grupos da igreja ou dedicar-nos aos amigos, ao trabalho ou à família, tudo certo, mas quem é o Nosso Deus que basta? A quem presto culto? A quem vou abrir a porta este Natal que espreita timidamente pelas ruas e pelas janelas da cidade? E se o Menino não nascesse…e se não houvesse nascimento que faríamos nós? É por isso, talvez, que a Santa Teresa tenha percebido que só Deus basta…já comprei presentes de Natal, é bom partilhar o que temos na conta bancária com os outros, mas não percamos a estrela, não deixemos de vigiar e estar atentos a quem começa a chegar…pois mesmo pequenino…a verdade mantém-se…só Ele basta. E para quem não acredita que experimente viver sem afecto, sem laços, sem rede, que se isole, que pense apenas em si, que busque o sucesso, o dinheiro, o prestígio, que exclua os outros, que tente passar por cima de toda a gente, que seja mentiroso, que calunie, que seja desagradável, que diga mal dos outros, que tenha inveja, que trate mal os outros, que a recompensa será grande…um coração vazio onde tudo falta… onde Jesus mora mas o homem não o deixa entrar.

Bom início de Advento.

Os comentários estão encerrados.