«Não é Ele o filho do carpinteiro? Donde lhe vem tudo isto?»

Bom dia Senhor, Jesus, Maria e Espírito Santo. Hoje, ajuda-me a ver os sinais daquilo que vais fazendo em mim, nas pessoas à minha volta, no mundo…


Somos convidados em Igreja a rezar com o Evangelho de Mateus 13,54-58:
Naquele tempo, Jesus foi à sua terra e começou a ensinar os que estavam na sinagoga, de tal modo que ficavam admirados e diziam: «De onde Lhe vem esta sabedoria e este poder de fazer milagres? Não é Ele o filho do carpinteiro? A sua Mãe não se chama Maria e os seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E as suas irmãs não vivem entre nós? De onde Lhe vem tudo isto?». E estavam escandalizados com Ele. Mas Jesus disse-lhes: «Um profeta só é desprezado na sua terra e em sua casa». E por causa da falta de fé daquela gente, Jesus não fez ali muitos milagres.


Sempre que leio este texto, detenho-me nas palavras de Jesus: “Um profeta só é desprezado na sua terra e em sua casa”. E sempre pergunto porquê, Senhor? É engraçado que de cada vez que a faço e procuro responder a resposta vem mais rica, com mais elementos, com mais sabedoria acumulada.
Em locais como a nossa terra, casa, o trabalho, o grupo de amigos, experimentamos as maiores e as mais frequentes interações com outros. Por vezes, esquecemo-nos que somos pessoas inacabadas, que estamos em processo de transformação contínua, resultado de tudo quanto recebemos/damos, influenciamos/somos influenciados, investimos/desperdiçamos, dos momentos de sombra/luz que vivemos,…. Sendo humanos, nem sempre conseguimos ser como gostaríamos, pessoas constantes, de sermos capazes de fazer apenas o bem. Só que tudo isto, ao mesmo tempo, não nos impede de sermos extraordinários, pois somos únicos, com possibilidade de optar, de sermos livres, de sonhar.
Olhar para esta realidade com os meus olhos, com a minha vontade, com os meus sentidos deriva numa visão parcial e sempre mais curta do que aquela que Jesus me convida a observar e a viver. A fé consegue ultrapassar a experiência dos sentidos, dos preconceitos, das ideias pré-concebidas.
Durante o tempo de Jesus existiram sinais de Deus que se queria manifestar, tal como hoje. Se não conseguimos aprofundar os sinais que Deus nos dá e apenas ficamos no material, não chegamos a conhecer a verdadeira atuação de Deus. De tal forma que, Jesus vivendo no meio deles, estes não conseguiram desligar-se da imagem associada à condição de filho do carpinteiro, de filho de Maria.
Como vou percebendo os sinais que realizas na minha vida, Senhor?


Senhor, peço-te a capacidade de te reconhecer no meu dia-a-dia. Nas pequenas coisas que faço, na família, no trabalho, nos outros, na natureza, no mundo, na vida. Aumenta em mim essa consciência da tua presença, mesmo naquilo que eu não quero ou não gosto. Ensina-me a cultivar a dimensão contemplativa, que tanta falta me faz, para assim poder permanecer em ti.

Os comentários estão encerrados.