«Não nos ardia o coração, quando ele nos falava pelo caminho?”

Bom dia Jesus, obrigado por mais um domingo. Obrigado por este tempo de Páscoa que me tem falado com mais intensidade que estás vivo! Ajuda-me neste dia a reconhecer que caminhas ao meu lado e que me queres fazer arder o coração com a tua Palavra.


Hoje o evangelho que nos propõe a igreja é de S. Lucas 24, 13-35 e as pistas e a citação vão juntas.
“Dois dos discípulos iam a caminho de uma aldeia chamada Emaús e conversavam entre si sobre tudo o que acontecera…”
O caminho de Emaús é o meu caminho, a minha vida… Para onde caminho? Que estou a construir com a minha vida?
Umas vezes caminho acompanhado, outras vezes mais sozinho, mas em todos esses trilhos que vou percorrendo, à semelhança dos discípulos, também eu vou dando voz ao meu coração. Que tenho conversado com o meu coração? Sinto-me agradecido e feliz?
Os discípulos de Emaús caminhavam tristes e desiludidos… Esperavam que Jesus instaurasse a paz, a justiça e o amor instantaneamente e definitivamente… talvez também esperassem uma ressurreição diferente… e como tudo não correu como eles planearam puseram tudo em causa… já não compreendiam nada… Também eu muitas vezes caminho triste e desiludido… porque nem tudo corre como planeei… e por isso muitas vezes o caminho me cansa… O que me tem cansado e desanimando? Encontro um sentido para o que vou vivendo? Ou também o meu coração se lamenta?

“…Enquanto conversavam e discutiam, aproximou-se deles o próprio Jesus e pôs-se com eles a caminho. Os seus olhos, porém, estavam impedidos de O reconhecer. Disse-lhes Ele: «Que palavras são essas que trocais entre vós, enquanto caminhais?»… e explicou-lhes, nas Escrituras, tudo o que lhes dizia respeito.”
Jesus faz-se presente na minha vida, no meu caminho de cada dia, mas sou eu que muitas vezes nem reconheço que Ele vem ao meu lado! O que impede os meus olhos de O reconhecer? Como poderia ser a minha vida se fosse mais consciente que Ele está sempre comigo? Certamente a minha alegria seria mais contagiante… o meu olhar transmitiria mais Amor… de certeza que haveria mais Paz ao meu redor…

“Os discípulos, porém, insistiam com Ele, dizendo: «Fica connosco, pois a noite vai caindo e o dia já está no ocaso.» (…) Aconteceu que, estando sentado com eles à mesa, ele tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e serviu-lho. Então abriram-se-lhe os olhos e reconheceram-no. Diziam então um para o outro: «Não nos ardia o coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?»”

A consciência da presença de Jesus na nossa vida faz realmente a diferença… Quando os nossos olhos se abrem, tudo se torna mais claro. As situações e circunstâncias que vamos vivendo, boas ou difíceis, adquirem um novo sentido. Quando lhe pedimos de coração para Ele ficar connosco, os nossos horizontes alargam-se, e ganhamos um sentido mais profundo para a nossa vida.


A Páscoa parece que já lá vai… Vou-me deixar engolir pela falta de tempo, pelas dúvidas e pela rotina? Ou vou deixar que hoje, agora, Jesus caminhe a meu lado e me faça arder o coração? (…) Fica comigo Jesus!

Os comentários estão encerrados.