«Não sois do mundo, mas Eu vos escolhi do mundo»

Acolhei benignamente, Senhor, os dons da vossa família e concedei-lhe o auxílio da vossa proteção, para que não perca as graças recebidas e alcance os bens eternos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João 15, 18-21:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro Me odiou a Mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. Mas porque não sois do mundo, pois a minha escolha vos separou do mundo, é por isso que o mundo vos odeia. Lembrai-vos das palavras que Eu vos disse: ‘O servo não é mais do que o seu senhor’. Se Me perseguiram a Mim, também vos perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem Aquele que Me enviou».


Deus criou-nos com um coração que só pode achar-se satisfeito com o Amor de Deus, todos os demais amores serão parcelares, serão reais mas limitados, serão penosos. Se estamos dispostos a deixar que a dor nos recrie, que nos dê um sentido mais profundo de que somos amados, enão poderemos ser tão livres como Jesus, caminhar neste mundo e proclamar o Primeiro Amor, o de Deus, onde quer que formos, tal como os discípulos.
Ao amor dos discípulos contrapõe-se o ódio do mundo para com eles, como já o tivera para com o próprio Jesus. Mas, também como aconteceu com o Mestre, será com amor que os discípulos vencerão quem os odeia. É a continuação da luta entre a luz e as trevas, a morte e a Vida; mas a luz, a Vida, terão a última palavra: triunfará, por fim, a força e a glória da ressurreição. O amor é primo da morte, e ainda que o matem (e matam), é da morte vencedor.
De cada vez que te sintas tentado a sentir rancor ou ciúmes, a enfurecer-te, a sentires-te repelido, podes recompor-te e dizer :”Eu sou o filho muito amado de Deus”, cada vez que eu seja repudiada, esse repúdio deveria ser como uma poda, que me ajude a afirmar, de uma forma plena e mais profunda, a verdade de que sou uma pessoa amada. E se posso ter isto em mente e viver no mundo, tal como Jesus e os discípulos, então posso ser livre para amar outras pessoas, sem esperar que me deem tudo o que o meu coração deseja.
Queridos amigos, o que se diz de Jesus é o que se diz também de vós, por isso tens de ouvir que és filha amada ou filho amado de Deus, e tens de ouvi-lo não só com a cabeça, mas com todo o teu coração, de forma a que toda a tua vida mude radicalmente. Então começas a descobrir que tudo o que fazes no decorrer da tua vida se alimenta do conhecimento de que és amado. Isto é o que és, e quando começares a crer nisto, esse conhecimento espiritual vai crescendo, até transformar a tua vida diária… e a de outros que te rodeiam…


.Senhor, desejo ser outro Jesus, aplicando-me, na minha vida, a fazer a tua vontade. Sê Tu mesmo a minha santidade, pelos teus méritos, já que eu não possuo nenhuns.
Concede-me, Senhor, a humildade que não se orgulha, não se ufana e aceita a sua pequenez com doçura.

Os comentários estão encerrados.