Não tenho tempo?

Sábado, finalmente chega o fim de semana, este tempo onde tenho mais tempo. Senhor, peço-te por todos aqueles que sofremos por falta de tempo. Peço-te que me ajudes a compreender que o tempo é meu aliado e não meu inimigo! Que o tempo é sempre uma oportunidade!


E hoje vésperas de Advento escutamos a tua proposta de viver o tempo em Lc 21, 34-36
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tende cuidado convosco, não suceda que os vossos corações se tornem pesados com a intemperança, a embriaguês e as preocupações da vida e esse dia não vos surpreenda subitamente como uma armadilha; porque ele atingirá todos os que habitam sobre a face da terra. Portanto, vigiai e orai em todo o tempo, para que possais livrar-vos de tudo isto que está para acontecer e comparecer sem temor diante do Filho do homem».


Senhor, parece que esta leitura assusta. Mas tenho a certeza que não nos dizes tudo isto para nos assustares, mas para que possamos viver atentos a vida, atentos aos outros, dando tempo ao tempo que o tempo tem para nos dar.
Não quero complicar mas demasiadas vezes ouço e digo: não tenho tempo! E não é verdade. Todos temos 24 horas, cada dia, 60 minutos em cada hora e 60 segundos em cada minuto. Não é o tempo que nos falta mas sim a disponibilidade para vivermos o tempo que temos como o momento único que é. Sem estarmos sempre a pensar no que não fizemos e no que ainda temos para fazer, ou no que também devíamos estar a fazer. Mas isso é uma miragem ou uma maldição. Sim uma maldição, porque maldizemos o único momento presente que temos como se ele tivesse culpa de não sermos capazes de fazer tudo aquilo que achamos que deveríamos encaixar nas densas 24 horas de cada dia.
E… acabamos por viver distraídos, desorientados, destroçados e desalmados! Vivemos o tempo sem alma!
Por isso obrigada, Senhor, pelas tuas palavras tão fortes como certeiras: “Tende cuidado convosco, não suceda que os vossos corações se tornem pesados com a intemperança, a embriaguês e as preocupações da vida…”
O meu coração tantas vezes está pesado pelas minhas más escolhas e pelas preocupações da vida… e esqueço que posso aprender a confiar, a estar atenta e não distraída a procurar ocasiões com criatividade para me ligar mais a Ti, Jesus.
Por isso ajuda-me a começar o Advento nesta procura de aprender a esperar nas pressas do tempo e a dar tempo para viver o tempo com calma, com atenção às pessoas e aos pequenos detalhes… sem viver absorvida pela sofreguidão da rapidez e da eficiência cega!


Senhor, que bom seria poder viver comparecendo sem temor sempre diante de Ti, não como se fosse um tribunal mas nesse viver atenta à minha presença no mundo, à presença de cada pessoa diante de mim e atenta à Tua presença em cada esquina…

Os comentários estão encerrados.