Não vos entristeçais

O governador Neemias, Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que instruíam o povo disseram a toda a multidão: «Este é um dia consagrado ao Senhor, vosso Deus; não vos entristeçais nem choreis.» Pois todo o povo chorava ao ouvir as palavras da Lei. Então, Neemias disse-lhes: «Ide para as vossas casas, fazei um bom jantar, bebei vinho doce e reparti com aqueles que nada têm preparado; este é um dia grande, consagrado a Deus; não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é que é a vossa força.» 
Neemias 8, 9-10


Que palavra forte! “não vos entristeçais”. Deus não nos quer infelizes e de mau humor! Tantas vezes pensamos que o que vem de Deus é algo penoso, difícil, cinzento. Será que sou capaz de deixar cair esta ideia feita e pensar a sério que Deus quer o melhor para mim? 
O Senhor deseja que tenhamos uma boa vida, mas, atenção! Há um pormenor que faz toda a diferença: “reparte com aqueles que nada têm preparado”. Não faz lembrar a célebre frase de Sto. Agostinho – “ama e faz o que quiseres”
Ainda assim podemos fazer uma leitura redutora desta passagem que é pensar: “ok, então só tenho de repartir um bocado e ir à minha vida”. Estou convencido que assim falharemos uma parte importante da mensagem que o Senhor nos quer transmitir. O repartir faz parte da Alegria! Desfrutamos a sério das coisas quando aprendemos a partilhá-lhas e a utilizá-las para nos fazermos A TODOS mais realizados como pessoas. Cada um de nós tem uma capacidade única de o fazer e, nesse sentido, é um dom insubstituível para os outros.

Os comentários estão encerrados.