Nenhum profeta é bem recebido na sua pátria.

Acrescentou, depois: «Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. (…) Ao ouvirem estas palavras, todos, na sinagoga, se encheram de furor. E, erguendo-se, lançaram-no fora da cidade e levaram-no ao cimo do monte sobre o qual a cidade estava edificada, a fim de o precipitarem dali abaixo. Mas, passando pelo meio deles, Jesus seguiu o seu caminho.
Lc 4, 24. 28-30
Para Jesus não foi fácil assumir a sua missão na sua terra, junto daqueles que Lhe deveriam ser mais próximos e conhecê-Lo melhor.
Todos achavam estranho como um filho de um carpinteiro podia falar com a eloquência e verdade com que Jesus falava e fazer os milagres que Ele fazia. Jesus sente isso nos seus corações, através dos murmúrios que escuta. Eles não gostam de ser confrontados com as palavras de Jesus que transparecem o conhecimento do que lhes ia no coração.
Chama-me especialmente à atenção, a atitude de Jesus que não se deixa amedrontar pela agressividade daquela gente e segue firmemente o seu caminho, a sua missão, sem medo. Também para nós, por vezes, não é fácil darmos testemunho da nossa fé, mesmo junto daqueles que muitas vezes nos são mais próximos (familiares, amigos e colegas).
Esta leitura desafia-nos a sermos firmes no nosso testemunho (por palavras e obras), certos da verdade da nossa fé, independentemente da receptividade dos outros. 

Os comentários estão encerrados.