«Ninguém te condenou? Também Eu não te condeno»

Bom dia, Jesus, levanto-me para mais um dia preenchido. Gostaria de vivê-lo Contigo, com Maria e na presença do Espírito Santo.


Hoje, em Igreja, somos convidados a rezar Jo 8, 1-11:
Naquele tempo, Jesus foi para o Monte das Oliveiras. Mas de manhã cedo, apareceu outra vez no templo e todo o povo se aproximou d’Ele. Então sentou-Se e começou a ensinar. Os escribas e os fariseus apresentaram a Jesus uma mulher surpreendida em adultério, colocaram-na no meio dos presentes e disseram a Jesus: «Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Na Lei, Moisés mandou-nos apedrejar tais mulheres. Tu que dizes?». Falavam assim para Lhe armarem uma cilada e terem pretexto para O acusar. Mas Jesus inclinou-Se e começou a escrever com o dedo no chão. Como persistiam em interrogá-l’O, Ele ergueu-Se e disse-lhes: «Quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra». Inclinou-Se novamente e continuou a escrever no chão. Eles, porém, quando ouviram tais palavras, foram saindo um após outro, a começar pelos mais velhos, e ficou só Jesus e a mulher, que estava no meio. Jesus ergueu-Se e disse-lhe: «Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?». Ela respondeu: «Ninguém, Senhor». Jesus acrescentou: «Também Eu não te condeno. Vai e não tornes a pecar».


Este é um episódio da Bíblia que nos pode hoje acontecer. Existe alguém, neste caso uma mulher, que permanece em silêncio e só fala após Jesus lhe perguntar “… Ninguém te condenou?”.
Algumas vezes, podemos sentir-nos como estando no meio da multidão, tal como esta mulher. Pela vida que puxa e também pela luta interior diária quase sempre estamos prontos a impor-nos culpas ou deixar que os outros tomem conta de nós com as suas apreciações, olhares, atitudes, acções, silêncios…
Quando nos retiramos e estamos a sós com Jesus, voltamos a ser nós próprios. Recuperamos a nossa identidade e seguimos prontos a viver como filhos amados…Por isso, não estranhamos a força do Carisma Verbum Dei, Palavra de Deus. É através desta Palavra de Deus que Ele nos faz regressar à nossa essência, para voltar a recomeçar com outra energia, humildade, alegria, reconhecimento, agradecimento,… Depois do encontro com Jesus, estou pronto para recomeçar uma vida nova! Sim, porque apesar da rotina de cada dia, podemos voltar a recomeçar, cada dia. Por vezes, até nos esquecemos de que temos a possibilidade de recomeçar, de tão embrenhados e submergidos que estamos em tudo o que fazemos. E tanta coisa boa fazemos ao longo do dia e por tão bons motivos… Jesus, faz-nos também o convite a sair e olhar com outros olhos, os d’Ele, para as realidades que tocamos diariamente, que nos apercebemos, cheiramos… Como em Marta e Maria, convida-nos a ver o que é necessário (Lc 10,38-42)!
As constituições Verbum Dei, no número 15, falam-nos de que “A Palavra de Deus escutada, assimilada e vivida, transmite-nos a mesma Vida de Deus e faz-nos um com a Palavra Viva, Cristo…”


Dei-me conta do tempo que acabo de passar Contigo, Jesus? Apercebo-me de como entrei neste momento de oração? O que me tocou? Por onde sinto que me convidas hoje a seguir?
Que o recomeçar deste dia me faça viver numa oração contínua!…

Os comentários estão encerrados.