“O amigo fiel não tem preço: não se pode medir o seu valor”

Olá Senhor. Obrigada por estares sempre aí. Obrigada por estares comigo. Obrigada por essa Tua forma de estares presente, serena e discretamente, esperando-me sempre, desafiando-me e despertando em mim sede de Ti.


Escuto a primeira leitura de hoje, Sir 6, 5-17:
“A palavra amável multiplica os amigos e uma língua afável atrai saudações agradáveis. Sejam muitos os que te saúdam, mas por conselheiro escolhe um entre mil. Se quiseres um amigo, tens de o pôr à prova e não tenhas pressa em lhe dar a tua confiança. Porque há amigos de ocasião, que não serão fiéis no dia da adversidade. Há amigos que se tornam inimigos, revelando as vossas contendas para tua humilhação. Há amigos para a mesa, que não serão fiéis no dia da desgraça. Na tua prosperidade estará contigo, falando livremente aos teus familiares; mas se fores humilhado, será contra ti e esconder-se-á da tua presença. Afasta-te dos teus inimigos e acautela-te dos teus amigos. O amigo fiel é abrigo seguro: quem o encontrou descobriu um tesouro. O amigo fiel não tem preço: não se pode medir o seu valor. O amigo fiel é remédio da vida: os que temem o Senhor hão-de encontrá-lo. Quem teme o Senhor orienta bem a sua amizade, porque tal como ele é, assim é o seu amigo.”


Escuto esta Palavra e invade-me um sentimento de surpresa. É impressionante como um texto do livro de Ben Sira, escrito há cerca de 2200 anos, pode ser tão actual. Sabemos bem, e se calhar até já fizemos essa experiência, que há amigos só de ocasião, ou amigos para a mesa… Mas também sabemos bem o dom, a dádiva que é a construção de uma verdadeira amizade. O amigo fiel é abrigo seguro. E é tão bom saber que não estamos sozinhos, que nas tempestades da vida temos uma porta onde bater, um abraço onde descansar.
Quem encontrou um amigo, descobriu um tesouro. Talvez hoje em dia já não consigamos imaginar o que é encontrar um tesouro. Parece-nos demasiado impossível… ou apenas possível nos filmes… Mais facilmente nos imaginamos a ganhar a lotaria, por exemplo.
Pois, o texto iguala a alegria de encontrar um amigo à alegria de quem recebe um prémio milionário. Talvez precisemos meditar um pouco nisto… Quantas vezes dou por mim a desejar essa alegria dos que são agraciados pela sorte, e que poucas vezes me dou conta de que eu já vivo essa alegria quando me permito simplesmente saborear a alegria de ter um amigo.


“O amigo fiel não tem preço: não se pode medir o seu valor”.
Jesus, obrigada pelos amigos que me deste. Obrigada por cada uma dessas amizades que vou tecendo devagarinho no tempo, e sobretudo por aqueles amigos que são à prova de tudo, dos desentendimentos, dos silêncios, e até mesmo da distância.
Mas sobretudo, obrigada por Ti, amigo e companheiro de caminho.
Que hoje seja um dia para me sentir milionária, simplesmente pelos amigos que tenho.

Os comentários estão encerrados.