O amor vivido faz-nos grandes

Olá, Senhor, parece que o outono finalmente se instala. Peço por um país que precisa de esperança depois de tantas contrariedades e peço por um mundo que precisa de uma alegria comprometida e responsável. Fico cheia de tristeza diante de tantas noticias próximas e distantes … quero, no entanto, deixar que sejas Tu a fonte da minha alegria na esperança.


E hoje falas as Tuas palavras cheias de sabedoria em Rom 13, 8-10
Irmãos: Não devais a ninguém coisa alguma, a não ser o amor de uns para com os outros, pois, quem ama o próximo cumpre a lei. De facto, os mandamentos que dizem: «Não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás», e todos os outros mandamentos, resumem-se nestas palavras: «Amarás ao próximo como a ti mesmo». A caridade não faz mal ao próximo. A caridade é o pleno cumprimento da lei.


Estes dias tem-me vindo à cabeça aquela pergunta que fazemos tantas vezes às crianças e jovens: O que queres fazer quando fores grande? E a resposta vem sempre na linha da profissão: Quero ser médica, professor, advogada, canalizador, bombeiro, secretaria, etc.
Mas tu que me escutas e já és grande, que queres ser para seres grande? Essa é a grande pergunta. Se calhar já és medica, professor, advogado, secretaria… e… já te sentes grande?
Hoje, na Tua palavra, Senhor, Tu dizes que não devamos nada a ninguém a não ser o amor de uns para com os outros. Será que a resposta à pergunta – que queres ser quando fores grande – poderia ser diferente? Quando for grande quero aprender a amar como Tu Jesus, quero ser grande no amor, quero aprender a arte de me deixar amar por Ti e de amar muito, sempre e a todos.
Infelizmente acho que nos importamos mais com tantas coisas no nosso trabalho, na gestão das coisas do dia a dia, com as organizações normais das idas e das vindas e esquecemos que o que é mais importante é aprender a crescer no amor e no amar… Até ficamos presos com as regras do que dirão, do que deve ou não ser mas não nos podemos esquecemos de perguntar a cada passo: Como posso amar mais e melhor?
Por isso hoje, Senhor, faz com que essa pergunta ressoe com mais força em mim, no meu dia a dia e na minha oração diária: Como amar mais e melhor estas pessoas que pões no meu caminho? Pessoas a quem às vezes dou por suposto e até esqueço de amar.
Amar é a firme decisão de me comprometer com o bem daquele de quem me faço próximo. E isso, dizes Tu, Senhor, “não faz mal ao próximo e é o pleno cumprimento da lei.”


Senhor, que eu me preocupe e me ocupe mais em descobrir conTigo como amar mais e melhor e não ficar nas desculpas que me impedem de querer amar como Tu me amas. Ajuda-me a “Amar o meu próximo como a mim mesmo”.

Os comentários estão encerrados.