O convite à perserverança.

“Deste modo, também nós, circundados como estamos de tal nuvem de testemunhas, deixando de lado todo o impedimento e todo o pecado, corramos com perseverança a prova que nos é proposta, tendo os olhos postos em Jesus, autor e consumador da fé. Ele, renunciando à alegria que lhe fora proposta, sofreu a cruz, desprezando a ignomínia, e sentou-se à direita do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que sofreu tal oposição por parte dos pecadores, para que não desfaleçais, perdendo o ânimo. Ainda não resististes até ao sangue na luta contra o pecado.”
Hb 12, 1-4

Queridos irmãos e irmãs, a 1ª leitura é um convite a perseverança na medida em que nos apresenta “uma nuvem de testemunhas” como modelos de perseverança. Um exemplo sempre ajuda, conforta e sustenta. Saber que houve outros que percorreram até ao fim o mesmo caminho que nós começamos a percorrer é sempre instrutivo e reconfortante. 

O convite à perseverança no caminho empreendido é-nos feito por meio de uma imagem tirada da vida desportiva daquela época. 
Aquele que participa numa corrida põe de parte todo o fardo que lhe for possível para que sem tanto peso, fique mais ágil. 
É o que nós devemos também fazer.
Devemo-nos despojar de tudo aquilo que é contrário à vontade de Deus, se queremos com Jesus, que é o guia da nossa fé, triunfar das provações da vida.

Os comentários estão encerrados.