O discípulo é chamado a seguir em tudo o Seu Mestre

Hoje é sábado… dia de poder viver a outro ritmo, de olhar para a semana que terminou e poder descobrir onde e como estiveste presente. Senhor, que hoje a minha oração comece por agradecer tudo isso que viveste comigo e eu vivi contigo durante esta semana.


Hoje Jesus vens ao nosso encontro através de Mt 10, 24-33
«Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: «O discípulo não é superior ao mestre, nem o servo é superior ao seu senhor. Ao discípulo basta ser como o seu mestre e ao servo ser como o seu senhor. Se ao chefe da família chamaram Belzebu, quanto mais aos da sua casa? Não tenhais medo dos homens, pois nada há encoberto que não venha a descobrir-se, nada há oculto que não venha a conhecer-se. O que vos digo às escuras, dizei-o à luz do dia; e o que escutais ao ouvido proclamai-o sobre os telhados. Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Temei antes Aquele que pode lançar na geena a alma e o corpo. Não se vendem dois passarinhos por uma moeda? E nem um deles cairá por terra sem consentimento do vosso Pai. Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Portanto, não temais: valeis muito mais do que todos os passarinhos. A todo aquele que se tiver declarado por Mim diante dos homens também Eu Me declararei por ele diante do meu Pai que está nos Céus. Mas àquele que Me negar diante dos homens, também Eu o negarei diante do meu Pai que está nos Céus».


Jesus, nesta passagem tu falas bem claro e não nos mimas com palavras doces.
O discípulo é chamado a seguir em tudo o seu Mestre, até mesmo quando as coisas são difíceis. Até mesmo nas situações que requerem a entrega da própria vida, do próprio tempo, do compromisso mais além daquilo que inicialmente estávamos dispostos. Mas se tu, Senhor, seguiste por aí… é por aí que estamos chamados a seguir-te!
Quais são essas situações da minha vida, Senhor, onde me convidas a ir mais longe na generosidade, na paciência, no amor?
E ao mesmo tempo dás-me a certeza de que não há que ter medo se de facto escolho o teu caminho, mesmo que as contrariedades e os desafios sejam grandes. És tu quem nos cuida, és tu quem vela pela nossa integridade e sentido de vida no amor… és tu quem diz: Esse foi o meu caminho! Sou eu quem me declaro por ti..


Senhor, tantas vezes as dificuldades fazem-me duvidar se vale a pena seguir o teu Evangelho. Hoje tu dizes-me que essas dificuldades são “os ossos do oficio”. Que até são confirmação de que estou a tentar seguir os teus caminhos contigo. Ajuda-me e dá-me a tua luz e coragem.

Os comentários estão encerrados.