O DOM DO DISCERNIMENTO

“Ele respondeu: Não, para que não suceda que, ao apanhardes o joio, arranqueis o trigo, ao mesmo tempo. Deixai um e outro crescer juntos até à ceifa, e na altura da ceifa, direi aos ceifeiros: apanhai primeiro o joio e atai-o em feixes para ser queimado e recolhei o trigo no meu celeiro.”
Mateus 13, 29-30 
A história da humanidade, ensina-nos que as atitudes fundamentalistas, nomeadamente para separar as pessoas e culturas, fomentam violência, discórdia, discriminação e exclusão, empobrecendo as comunidades humanas, que nasceram diversas e só podem crescer na assumpção das diversidades de projectos de vida, muitas vezes contraditórios nos seus valores.
É no território das diversidades de toda a natureza, que necessitamos do dom do discernimento, oferecido pelo Espírito Santo, que nos ilumina para distinguir o trigo do joio, do que nos é útil ou inútil, do que nos liberta ou escraviza.
Saber discernir exige a nossa plena compreensão, no sentido de que tudo o que nos rodeia é para ser transformado no caminho da Luz e não para ser destruído ou excluído.
No essencial, toda esta complexa realidade, é uma prova para fortalecer a nossa Esperança em Cristo. 

Os comentários estão encerrados.