O Espírito de Deus habita em nós!

Ora vós não estais sob o domínio da carne, mas sob o domínio do Espírito, pressupondo que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse não lhe pertence. Se Cristo está em vós, o vosso corpo está morto por causa do pecado, mas o Espírito é a vossa vida por causa da justiça. E se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus de entre os mortos habita em vós, Ele, que ressuscitou Cristo de entre os mortos, também dará vida aos vossos corpos mortais, por meio do seu Espírito que habita em vós
Rm 8,9-11

Esta Palavra de Deus diz-nos que o Espírito de Deus habita em nós! Será que eu tenho noção disso? O que significa isto para mim, para a minha vida?
Se o Espírito de Deus habita em nós, então o Seu Espírito de misericórdia, de solidariedade, de generosidade também habita em nós! O Espírito que nos faz olhar o outro, sair de nós próprios para ir em busca do outro também habita em nós!
Que hoje e ao longo desta Quaresma, que já começa para a semana, saibamos viver o sentido de esmola, de caridade e misericórdia para com os outros com este sentido: o Espírito de Deus habita em nós, nos nossos corações e dá-nos esta capacidade de amar, de partilhar. Que saibamos viver a esmola não com o sentido de ‘pena’, do ‘coitadinho’… mas com o sentido de toda uma lógica de vida em que o que eu tenho não me pertence. Será que alguma vez já parei para pensar que tudo o que eu tenho é dom, me foi oferecido? Alguma vez já parei para pensar que se o que tenho é dom, faz todo o sentido partilhá-lo com os outros, entregá-lo aos outros?
A verdade é que no final da nossa vida tudo o que tenhamos acumulado de bens materiais não fará diferença nenhuma… o que fará diferença serão as marcas de Amor que consigamos deixar nos outros, porque tudo o resto desaparece! O único que prevalece são os gestos, as marcas de Amor que deixamos nos outros: a maneira como educamos os nossos filhos, a forma como somos filhos dos nossos pais, amigos dos nossos amigos, com amizade
verdadeira, a forma como nos preocupamos em ser Família com F grande para com os nossos familiares, a forma como respeitamos cada ser humano como criação de Deus.
Isto é construir o Reino de Deus: preocuparmos-nos activamente em deixar marcas de Amor à nossa volta!

Os comentários estão encerrados.