O Espírito é o mesmo

“Irmãos: Ninguém, pode dizer: «Jesus é Senhor», senão pelo Espírito Santo. Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo; há diversidade de serviços, mas o Senhor é o mesmo; há diversos modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito, para proveito comum. Pois, como o corpo é um só e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, constituem um só corpo, assim também Cristo. De facto, num só Espírito, fomos todos baptizados para formar um só corpo, judeus e gregos, escravos ou livres, e todos bebemos de um só Espírito.”

Não somos cristãos sem ser através do Espírito Santo. E temos de cuidado quando dizemos – Jesus é o Senhor – se o estamos a fazer pelo Espírito ou pela nossa ideologia. É que podemos estar a construir um Jesus totalmente diferente do Evangelho!

Por outro lado, o Espírito trabalha em nós sempre em favor do bem comum. Deus criou-nos com características e talentos diferentes, mas todos unidos num mesmo propósito de trabalharmos para o bem de todos. Penso que vem bem a propósito o número 165 do compêndio da Doutrina Social da Igreja:

“Uma sociedade que, em todos os níveis, quer intencionalmente estar ao serviço do ser humano é a que se propõe como meta prioritária o bem comum, enquanto bem de todos os homens e do homem todo. A pessoa não pode encontrar plena realização somente em si mesma, prescindindo do seu ser «com» e «pelos» outros. Essa verdade impõe-lhe não uma simples convivência nos vários níveis da vida social e relacional, mas a busca incansável, de modo prático e não só ideal, do bem ou do sentido e da verdade que se podem encontrar nas formas de vida social existentes. Nenhuma forma expressiva da sociabilidade — da família ao grupo social intermédio, à associação, à empresa de carácter económico, à cidade, à região, ao Estado, até à comunidade dos povos e das nações — pode evitar a interrogação sobre o próprio bem comum, que é constitutivo do seu significado e autêntica razão de ser da sua própria subsistência.”

Como oriento a minha vida para o bem comum, nas diversas áreas da minha vida?

Os comentários estão encerrados.