“O Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”

Senhor, obrigado por este momento que preparaste para mim. Antes que eu o desejasse já Tu o estavas preparando e ajeitando as palavras certas para me dizeres. Obrigado.


Leitura do Evangelho de S. Lucas, capitulo 8, do versículo 8 ao 12:
Eu digo-vos: todo aquele que der testemunho de Mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. Mas aquele que Me renegar diante dos homens será renegado diante dos anjos de Deus. Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. Quando vos levarem às sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados com a vossa defesa ou com o que haveis de dizer. Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer.


Jesus, hoje falas-nos do teu Espírito – Porque é que o Espírito Santo é tão importante? Tu dizes-nos que o Espírito Santo é a sabedoria de Deus sempre presente e disposta a trabalhar em nós. Se não acreditarmos, nada pode fazer, porque não se impõe. Mas se nos abrirmos à sua força não estamos nunca sozinhos. Nunca nos sentimos menores ou inferiores. Creio Jesus que é sobre isto a leitura de hoje. Sobre o papel fundamental do Espírito Santo na nossa vida. Quando eu tinha que ir falar com gente importante na minha profissão ajudava-me rezar uma citação de Isaías que diz assim: “reis o verão e se erguerão, príncipes o verão e se prostrarão. Por causa de Javé que é fiel, do santo de Israel que te escolheu”. Is. 49, 7. Para não ter medo de não saber o que dizer ou o que fazer o mais importante é entender o valor que Deus nos dá e que ninguém nos pode tirar. Aquilo que depois diremos, com mais ou menos importância, é apenas a superfície daquilo que somos, daquilo que valemos, daquilo que podemos ser e fazer. Eu experimento muitas vezes que deveria ter dito ainda mais algumas coisas nesta e naquela situação. E se calhar deveria. Mas eu acredito e tenho experimentado contigo que Deus completa as nossas ações e as nossas intenções, que ele completa aquilo que era importante ser dito e não dissemos. Também muito concretamente só é possível colaborar contigo num retiro de oração porque sei que é o teu Espírito Santo que coloca palavras na minha boca e diz através de mim até aquilo que eu não disse. É impressionante o que Ele faz quando deixamos que fale através de nós. Eu costumo dar o exemplo de umas pistas que dei no Porto. As pistas eram sobre a experiência de rezar. Eu estava tão nervoso que se me secava a boca e a meio das pistas perdi-me nas notas, a garganta secou e eu balbuciava como se estivesse a ter um AVC. Depois lá me recompus e acabei as pistas. No final, quando fui para o meu lugar rezar, pensava no desastre que tinha sido, como eu era tão desastrado a dar pistas e que nunca mais daria pistas. Ao meu lado estava um jovem que no fim veio ter comigo e me disse o quanto eu o tinha ajudado. Que nunca tinha rezado assim com familiaridade com Deus como depois das minhas pistas. Que em mim ele via a certeza de que Deus nos fala e nos transforma. Eu fiquei aturdido. Afinal o teu Espírito Santo falou, mesmo através das minhas dificuldades. Claro que é importante preparar o que se vai dizer, cuidar da retórica, da entoação, do conteúdo. Mas no fim, quase que basta abrir a boca deixar que Ele use as minhas palavras.


Jesus, tenho consciência de que existem tantas coisas que não digo porque filtro, repenso, meço e peso quase cada palavra. Ajuda-me a ser mais ousado e a confiar que Ele põe palavras na nossa boca. Palavras para alimentar a minha vida e a de muitos outros.

Os comentários estão encerrados.