O jovem rico

Aproximou-se dele um jovem e disse-lhe: «Mestre, que hei-de fazer de bom, para alcançar a vida eterna?» Jesus respondeu-lhe: «Porque me interrogas sobre o que é bom? Bom é um só. Mas, se queres entrar na vida eterna, cumpre os mandamentos.» «Quais?» – perguntou ele. Retorquiu Jesus: Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe; e ainda: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: «Tenho cumprido tudo isto; que me falta ainda?» Jesus respondeu: «Se queres ser perfeito, vai, vende o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu; depois, vem e segue-me.» Ao ouvir isto, o jovem retirou-se contristado, porque possuía muitos bens.
Jesus disse, então, aos discípulos: «Em verdade vos digo que dificilmente um rico entrará no Reino do Céu. Repito-vos: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no Reino do Céu.» Ao ouvir isto, os discípulos ficaram estupefactos e disseram: «Então, quem pode salvar-se?» Fixando neles o olhar, Jesus disse-lhes: «Aos homens é impossível, mas a Deus tudo é possível.»
Mt 19,16-26
Era bom começar esta oração tomando consciência do amor que Jesus tem por nós. As suas palavras são palavras de vida e não exercícios de contorcionismo só para meia dúzia de iluminados. 
Um aspecto desta leitura tocou-me particularmente hoje. Obviamente que não posso vender a minha casa e pôr a minha família a viver debaixo da ponte. Mas a atitude dominante é que, à medida que vamos avançando na vida, vamos adquirindo coisas cada vez melhores: uma casa maior e melhor, um carro melhor, um telemóvel cada vez mais sofisticado, e por aí fora. Será que Jesus não me está a convidar a mudar de atitude e a adequar o que tenho às minhas necessidades e não à tendência “natural” de querer ter mais?
Agora tenho um carro grande porque tenho uma família grande. O que é que me impede de quando os filhos saírem de casa de ter um carro mais pequeno de “menos prestígio”? 
Será Jesus contra as riquezas e os ricos? Não, Jesus quer-nos é conscientes da verdadeira riqueza pela qual vale a pena empenharmo-nos. Tudo o resto fica relativizado, o que não quer dizer desprezado. 
Senhor, ajuda-me a colocar o meu coração onde está a verdadeira riqueza.

Os comentários estão encerrados.