O meu Anjo da Guarda

“Vou enviar um anjo à tua frente, para que cuide de ti no caminho e te leve até ao lugar que preparei para ti. Respeita-o e obedece-lhe. Não te revoltes, porque ele leva consigo o meu nome, e não perdoará as tuas revoltas. Contudo, se lhe obedeceres fielmente e fizeres tudo o que Eu disser, não serei para ti inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários. O meu anjo irá à tua frente e introduzir-te-á na terra dos amorreus, heteus, ferezeus, cananeus, heveus e jebuseus, e Eu acabarei com eles. Não adores os seus deuses, nem os sirvas. Não faças o que eles fazem, mas destrói os seus deuses e quebra os seus monumentos sagrados. Servi a Javé, vosso Deus, e então Ele abençoará o vosso pão e a vossa água, e afastará a doença do meio de vós.”
Ex. 23, 20-25

 

“Eu tenho um anjo, Anjo da guarda,
Que me protege, de noite e de dia
Não o vejo, não o oiço 
Mas sinto sempre a sua companhia
Eu tenho um guarda que é um anjo 
Que me protege de noite e de dia
não usa a arma não usa a força 
Usa uma luz Com que ilumina A minha vida
Ele não, não usa a arma(armas), não usa a força 
Usa uma luz com que ilumina a minha vida”

António Variações

Eu não sei muito bem o que pensa cada um acerca dos anjos. Eu também não sei muito bem o que pensar. Não vejo ninguém com asinhas, isso é verdade. Mas Igreja no passado dia 2 de Outubro, dia dos Anjos da Guarda propôs-nos esta leitura, que a mim me faz meditar sobre os anjos que me guardaram e me guardam ao longo da vida. Eu tenho rezado e pensado sobre o que é a Graça, ainda não tenho muitas conclusões mas  tenho a certeza de que passa por estes anjos da guarda que cuidam de nós no caminho da vida. Se Deus intervém diretamente na nossa história é muitas vezes por pessoas, situações, contextos em que ele atua (“Ele leva consigo o meu Nome”). Mas porque tantas pessoas sofrem tanto? Não têm anjos da guarda?

Eu não posso acreditar num Deus que não seja todo amor – é a minha experiência pessoal e a certeza da Igreja. Mas posso acreditar num Deus que respeita a nossa estrutura humana, psíquica, social e que não nos trata como marionetas. E também posso acreditar que a Sua única vontade seja a felicidade e a vida de todos os seus filhos. E que por isso está em permanente tensão para encontrar a forma de ajudar os seus filho. Através de essa multidão de anjos que se deixam tocar pelo seu amor.

E eu, para quem sou um anjo da guarda? De certeza que o somos para alguém e não o sabemos.  E se o somos e não o sabemos como não estar atento á vontade de Deus, como não ser permeável ao amor de Deus, como não ser o mesmo anjo que outros foram e são para mim.  Os caminhos de Deus são tão misteriosamente enormes e bons, que não sabemos a imensa repercussão da pequenina resposta dada agora, hoje, neste momento em que cansado e cheio de sono escrevo estas pistas. Não posso parar esta cadeia que pode estar alinhada para terminar a guerra na Ucrânia por exemplo.

Se eu não ponho a minha parte, alguém, algures, nalgum momento vai sentir a ausência desta minha entrega.

Os comentários estão encerrados.