O PAPA FRANCISCO EXPLICA COMO REZAR

“A oração muda-nos o coração. Faz-nos compreender melhor como é o nosso Deus. Para isso, é importante falar com o Senhor, mas não com palavras vazias. Jesus diz que “isso é rezar como fazem os pagãos.” Não, não. Temos que falar referindo-nos à realidade: “Olha, Senhor, eu tenho este problema na família, com o meu filho, com este, com o outro… o que posso fazer? Mas olha que Tu não me podes deixar assim, Senhor “. Isto é a oração! Temos  tempo esta para esta oração? Sim, isso leva tempo. É o tempo que precisamos para conhecer melhor a Deus, como um amigo.”

Este conselho ajudou-me a melhorar a minha oração destes dias e a levá-la depois para as situações que me apareceram, mais facilmente. Isto é, foi-me mais simples lidar com todos à minha volta  e também saber como reagir diante das dificuldades e contratempos.

Vivi melhor e mais feliz e fiz melhor companhia.

“O Pai ama-me porque eu dou a minha vida para recuperá-la de novo.”
Jo 10,17

Ajudou-me muito estes dias da semana santa ver Jesus seguir sempre a sua missão, entregar-se até ao fim, apesar de tudo o que lhe foi acontecendo…

Nem a calúnia, nem as criticas, perseguições, desprezo e tanto sofrimento o fizeram desistir.

Nada o fez perder a cabeça, a paciência.

O amor foi o seu escudo.

Jesus, nos momentos de grande intimidade com o Pai levava-lhe todas as situações que o preocupavam, cada dúvida e dificuldade e só acabava quando se sentia consolado.

Quando se sentia muitíssimo compreendido e  filho muito amado.

Saía cheio de ânimo. Sentia essa força brutal do Amor e levava para a vida essa confiança capaz de resistir a tudo e a todos.

Tudo isto me ensinou a pedir a graça da oração, essa oração capaz de me transformar.

Uma oração que me dê tempo para conhecer melhor o que o Senhor quer para mim, para o meu casamento, para os meus filhos, para  as pessoas que acompanho, para as realidades que me tocam viver.

Capaz de me ajudar a “parar” diante da dificuldade e imaginar o que faria Jesus.

Capaz de ouvir o que me diz o Pai nesse momento e o que me aconselha o Espírito Santo.

Capaz de me tranquilizar quando necessito, de me pacificar.

Quando isto acontece é sinal que o nosso coração está a mudar…está a crescer.

Precisamos muito destes momentos preciosos para podermos dar a vida nos momentos certos, com a certeza que a vamos recuperar.

Não é fácil, mas a garantia é a de que teremos uma vida de ressuscitados.

E isso sim é muito fácil de sentir: as nossas relações mudam para muito melhor, ficamos mais alegres, mais livres.

 

 

Os comentários estão encerrados.