“O pobre clamou e o Senhor ouviu a sua voz.”

Senhor obrigada por este tempo para me aproximar mais de Ti, para passar mais tempo contigo. Obrigada por este espaço que temos para conversar, para falar do que pensamos e do que vemos. Peço-te para hoje essa amizade contigo que nos aproxima ao mesmo tempo que cede vida, horas e segundos para que Tu estejas, para que Tu toques, para que Tu ames… Não só em mim mas também naqueles que me rodeiam.


Hoje posso escutar-te no Salmo 33 onde na liturgia se responde “o pobre clamou e o Senhor ouviu a sua voz.”
A toda a hora bendirei o Senhor,
o seu louvor estará sempre na minha boca.
Saboreai e vede como o Senhor é bom:
escutem e alegrem-se os humildes.
A face do Senhor volta-se contra os que fazem o mal, para apagar da terra a sua memória.
Os justos clamaram e o Senhor os ouviu,
livrou-os de todas as angústias.
O Senhor está perto dos que têm o coração atribulado e salva os de ânimo abatido.
Muitas são as tribulações do justo,
mas de todas elas o livra o Senhor.


Que bom que hoje possamos escutar este salmo. Encontro nestas palavras tanta sabedoria, tanta capacidade de formulação daquilo que vivemos todos, tanta expressão daquilo que levamos por dentro, daquilo que se passa, e daquilo por que passamos. Por isso, andes de mais, quero agradecer estas palavras que unem letras para sistematizar tanto do que vivo eu e tantos à minha volta.
Senhor, neste salmo salta-me à vista como as coisas de Deus, ou os pedidos a Deus, são incrivelmente humanos. Esse “saboreai, vede, escutai” como quem diz: usa os sentidos! Usa a vida! Usa o corpo!
O que é que saboreio que é sabor de Deus? O que é que vejo que é ver a Deus?
Nas minhas relações, nas minhas rotinas, na natureza, na família, nas minhas opções, na minha maneira de estar e na maneira de estar de outros…
Que interessante que instintivamente quando saboreamos algo de que realmente gostamos fechamos os olhos. Acho que aprendemos desde sempre a provar uma intensidade dos bons sabores, como a intensidade da vida, que só se vê bem de olhos fechados.
E aqueles que ganham esta capacidade, a capacidade de fechar os olhos, a capacidade de saborear e ver no concreto de cada vida acabam cantando o que canta o salmista: o Senhor está perto! Mesmo quando não o sentem.


Senhor, quero aprender hoje a ser humana, a viver a vida com tudo o que nela colocas e com isso poder encontrar-Te, poder encontrar sinais da Tua vida, poder saborear, poder ver e poder escutar. E que entre os momentos de certeza e os de incerteza sempre possa confiar.

Os comentários estão encerrados.