O prazer de Deus

“Eis o meu servo, a quem Eu amparo; o meu escolhido, nele a minha alma se compraz. Eu coloquei sobre ele o meu espírito, para que promova o direito entre as nações. Ele não gritará nem clamará, nem fará ouvir a sua voz nas praças. Não quebrará a cana que já está rachada, nem apagará o pavio que ainda fumega. Promoverá fielmente o direito; não desanimará, nem se abaterá, até implantar o direito na Terra e a Lei que as ilhas esperam. Assim diz o Deus Javé, que criou e estendeu os céus; que firmou a Terra e tudo o que ela produz. Ele dá respiração ao povo que nela habita e o espírito aos que sobre ela caminham: «Eu, Javé, chamei-te para a justiça, tomei-te pela mão, dei-te forma, e coloquei-te como aliança de um povo e luz para as nações. Para abrires os olhos dos cegos, para tirares os presos da cadeia, e do cárcere os que vivem nas trevas.”
Is 42, 1-7


Nesta semana santa é muito bom rezar esta leitura que nos recorda que o prazer de Deus é encontrar-nos. Descobrir que Ele alegra-se quando reconhecemos que somos escolhidos, que somos amparados e amados por Ele. Por outro lado a leitura também nos recorda que o seu chamamento tem como fim construir um mundo melhor – pois promover o direito entre as nações é recolocar as coisas no seu sitio – acabar com a opressão, acabar com a tristeza, acabar com a falta de sentido, com o orgulho, com o sensacionalismo, com a lógico do poder e da eficácia, com a lógica do tempo. Não sei se algum de nós verá este direito totalmente implantado entre as nações mas o chamamento está feito e a promessa também. Eu acredito que se cumprirá para cada um de nós pois Deus é Rei e Senhor do tempo e no final de tudo (no cair do pano, depois do The End) estará Ele.

Esta leitura é também o modelo de Messias que Jesus entendeu do Antigo testamento, da história do seu povo – e o modelo não é o do triunfalista que a golpe de magia, ou de espada, apaga todo o mal, todo o sofrimento, toda a opressão, todos os nossos problemas. Eu quero acreditar, ter mais fé em Jesus, pois a nossa vida também não se resolve com truques de magia ou com a força. E este Modelo – Jesus sabemos que ultrapassou os nossos limites e venceu á nossa frente tudo aquilo que enfrentamos.

Os comentários estão encerrados.