O que é que me move?

Jesus disse a Simão: “Faz-te ao largo; e vós, lançai as redes para a pesca.” Simão respondeu: “Mestre, trabalhamos durante toda a noite e nada apanhámos; mas, porque Tu o dizes, lançarei as redes.” Assim fizeram e apanharam uma grande quantidade de peixe. As redes estavam a romper-se, e eles fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os viessem ajudar. Vieram e encheram os dois barcos, a ponto de se irem afundando. Ao ver isto, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus dizendo: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador.” Ele e todos os que com ele estavam encheram-se de espanto por causa da pesca que tinham feito.(…) Jesus disse a Simão Pedro:” Não tenhas receio; de futuro, serás pescador de homens.” E depois de terem reconduzido os barcos para terra, deixaram tudo e seguiram Jesus. 
Lc 5,4-11

1) Muitos de nós (dependendo do menor ou maior grau de auto-aconhecimento) tomamos grandes decisões na vida sem nunca nos termos questionado muito. A escolha do curso, o companheiro de vida, o local de emprego, o carro, o sitio de férias… varias decisões que foram ocorrendo naturalmente, que pareciam fazer sentido. Mas quantas vezes paramos para perguntar (e sobretudo rezar) o que é que nos move? O que é que nos faz andar para a frente? O que é que condiciona as nossas escolhas de vida? Afinal, qual e a nossa vocação? (Sim, esta pergunta não e só para consagrados…). E, se calhar, à medida que formos rezando estas perguntas e deixarmos que seja Jesus a dar-lhes resposta, elas irão condicionar as nossas escolhas de uma forma natural e inerente a nossa condição de cristãos.

2) Esta passagem do Evangelho toca-me muito. Jesus enche as redes a Pedro e a outros companheiros. Perante isto, eles largam tudo e seguem Jesus. Olho para a minha vida. Tenho a sensação que quanto mais o Senhor me enche as redes, mais peixes eu quero. E não é para distribuir aos outros. É para alimentar o meu ego que vai ficando gordo de viver tao centrado em si. Para mim é o desejo de sucesso. Para outros pode ser o desejo de liberdade, de mais dinheiro, de mais relações. Tantas coisas que nos impedem de largar tudo e seguir Jesus. Impedem-nos de agradecer tanto peixe recebido e de perceber que os peixes em si não são o fim, mas sim o compromisso de seguir Jesus, onde isso me levar. Ás vezes andamos uma vida inteira sem nos apercebermos destas “pequeninas” motivações (achamos nós) que nos impedem de deixar que seja Jesus a mover-nos. A verdadeira liberdade e alegria de podermos afirmar com honestidade que é o Senhor quem nos move e que a nossa vocação é amar como Jesus o faz justifica que não desistamos de pedir ao Senhor diariamente que transforme as nossas motivações…

Os comentários estão encerrados.