«O reino de Deus é como…»

Senhor Jesus, neste Domingo, o dia da tua Ressurreição, quero escutar com muita atenção a Palavra que tens para nós, e escutando-a, assimilá-la até deixar que transforme a minha vida em caminho de construção do Reino de Deus.


A Palavra de Deus que nos ilumina hoje está no Mc 4, 26 – 34:
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «O reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra. Dorme e levanta-se, noite e dia, enquanto a semente germina e cresce, sem ele saber como. A terra produz por si, primeiro a planta, depois a espiga, por fim o trigo maduro na espiga. E quando o trigo o permite, logo se mete a foice, porque já chegou o tempo da colheita». Jesus dizia ainda: «A que havemos de comparar o reino de Deus? Em que parábola o havemos de apresentar? É como um grão de mostarda, que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes que há sobre a terra; mas, depois de semeado, começa a crescer e torna-se a maior de todas as plantas da horta, estendendo de tal forma os seus ramos que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra». Jesus pregava-lhes a palavra de Deus com muitas parábolas como estas, conforme eram capazes de entender. E não lhes falava senão em parábolas; mas, em particular, tudo explicava aos seus discípulos.


Senhor Jesus, como são belas as tuas Palavras na leitura de hoje! Falas do crescimento do Reino de Deus usando imagens simples, ao alcance dos teus ouvintes. Dizes que é como uma semente lançada à terra que germina e cresce no coração da terra, produzindo a planta, a espiga e por fim o trigo maduro, pronto para a colheita. Dizes ainda que é como o grão de mostarda, uma semente minúscula, que dá origem à “maior de todas as plantas da horta”, dando abrigo às aves do céu.
Com estas parábolas, Jesus, mostras-nos que o Reino de Deus cresce e dá fruto. Cresce com cada um de nós que acredita em ti e que procura viver com o Amor fraterno que nos vieste ensinar. O Reino de Deus começa já nesta vida! Queremos participar na sua construção? Queremos amar todos os irmãos, filhos do mesmo Deus Pai?


Senhor Jesus, obrigada por nos teres vindo amar e ensinar a amar. Ajuda-nos a ser fiéis, a querermos em cada dia viver de forma a fazermos a nossa parte para o crescimento do Reino de Deus, dando frutos de Amor na nossa vida.

Os comentários estão encerrados.