«O reino de Deus está no meio de vós»

Hoje Senhor coloco-me diante de ti, tentando fazer silêncio por dentro e por fora, na certeza de que Tu Senhor esperas por mim e pela minha presença. Concede-me esta capacidade de estar aqui, agora, como sou e como estou, deixando que a tua palavra seja transformadora da minha vida.


E a palavra que hoje pode transformar a minha vida está no Evangelho de S. Lucas, 17, 20-25:
Naquele tempo, os fariseus perguntaram a Jesus quando viria o reino de Deus e Ele respondeu-lhes, dizendo: «O reino de Deus não vem de maneira visível, nem se dirá: ‘Está aqui ou ali’; porque o reino de Deus está no meio de vós». Depois disse aos seus discípulos: «Dias virão em que desejareis ver um dia do Filho do homem e não o vereis. Hão-de dizer-vos: ‘Está ali’, ou ‘Está aqui’. Não queirais ir nem os sigais. Pois assim como o relâmpago, que faísca dum lado do horizonte e brilha até ao lado oposto, assim será o Filho do homem no seu dia. Mas primeiro tem de sofrer muito e ser rejeitado por esta geração».


Sinto Senhor que uma das nossas missões mais profundas é criar o teu Reino e fazê-lo presente entre nós…e hoje esta leitura desafia a forma como vivo e entendo esta tua chamada. E se o Reino de Deus já está e eu só tenho que o desvendar? Porque me custa tanto descobrir estes sinais que estão no meio de mim, da minha vida e da dos outros, como sinais do teu Reino?
Convidas-me a um novo olhar e a uma nova perspectiva, que também implica uma nova forma de estar. Acreditar que o teu reino está no meio de nós e que a minha vida pode ser sinal disso. Ou seja, por mim podem descobrir esse reino não visível? É um desafio enorme a uma maior coerência e consciência de que os meus gestos reflectem os teus gestos. Percebo que a forma como vivo é já o teu Reino em nós, mas tenho de ser consciente e reconhecer que te podes manifestar aí.


Aumenta a minha fé para que seja capaz de perceber-te e reconhecer-te. Que seja humilde o suficiente para viver no quotidiano os valores do teu Reino e fazê-lo assim presente.

Os comentários estão encerrados.