O Reino já está entre nós

“Do tronco de Jessé sairá um ramo, um rebento nascerá das suas raízes. Sobre ele pousará o espírito de Javé: espírito de sabedoria e inteligência, espírito de conselho e fortaleza, espírito de conhecimento e temor de Javé. A sua inspiração estará no temor de Javé. Ele não julgará pelas aparências, nem dará a sentença só pelo que ouvir dizer. Ele julgará os fracos com justiça, dará sentenças rectas aos pobres da Terra. Ele ferirá o violento com o ceptro da sua boca, e matará o ímpio com o sopro dos seus lábios. A justiça será o cinto da sua cintura, a fidelidade cingir-lhe-á os rins. O lobo será hóspede do cordeiro, a pantera deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leãozinho pastarão juntos, e um menino os guiará; pastarão juntos o urso e a vaca, e as suas crias ficarão deitadas lado a lado, e o leão comerá feno como o boi. O bebé brincará no buraco da cobra venenosa, a criancinha enfiará a mão no esconderijo da serpente. Ninguém agirá mal nem provocará destruição no meu monte santo, pois a Terra estará cheia do conhecimento de Javé, tal como as águas enchem o mar. Naquele dia, a raiz de Jessé erguer-se-á como bandeira para os povos; para ela correrão as nações, e a sua moradia será gloriosa.”
Isaías 11

As leituras de Advento são de uma força extraordinária e apontam-nos para uma vivência de alegria, salvação, Paz, segurança e confiança que eu creio que todos desejamos – podemos nem sempre tê-lo como objetivo claro para as nossas vidas mas acredito que de fundo é isso que desejamos.

E esta leitura, desta semana, tem essa força – escrita de uma forma poética, transporta-nos para uma realidade que no coração todos ansiamos.

Há uma corrente de teologia que diz-nos que este Reino, tal e como está aqui já está garantido, já está ganho (é como se fosse um campeonato que já está ganho á partida – e sem a influência de árbitros …). Eu não sei se isso quer dizer a vida depois de morrer ou o quê. Mas acredito num Deus que tem esse poder para concretizar o que está nesta leitura.

Mas não se vai realizar sem nós. Está ganho e vai-se revelar quando nós vivermos a presença em nós do Espirito de sabedoria e discernimento, espirito de conselho e fortaleza, espirito de ciência e de te(amor) a Deus.

O meu trabalho especifico para este Advento será procurar as pistas que apontam para a presença desta realidade já em mim e em todos os cantos da minha vida. É a todos esses espaços pessoais e comunitários que Deus quer chegar no sonho missionário de chegar a todos.

Jesus inaugurou este modelo de vida – “Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer mas trará justiça para os humildes …” mas eu hoje descobria que a leitura também pode falar ao modo como eu vivo e ás atitudes que posso tomar para revelar o Reino de Deus que Jesus concretiza no meio de nós. Este modelo é para mim em todos os cantos e espaços da minha vida.

Os comentários estão encerrados.