«O Senhor Deus abriu-me os ouvidos e eu não resisti nem recuei um passo»

A caminho da Páscoa hoje as leituras interpelam e gritam bem alto a urgência do compromisso, da fidelidade e do testemunho. Senhor, desperta agora os meus ouvidos para que eu te possa escutar, como escutam os discípulos.


Os meus ouvidos são despertos pelo Profeta Isaías 50, 4-7:
O Senhor deu-me a graça de falar como um discípulo, para que eu saiba dizer uma palavra de alento aos que andam abatidos. Todas as manhãs Ele desperta os meus ouvidos, para eu escutar, como escutam os discípulos. O Senhor Deus abriu-me os ouvidos e eu não resisti nem recuei um passo. Apresentei as costas àqueles que me batiam e a face aos que me arrancavam a barba; não desviei o meu rosto dos que me insultavam e cuspiam. Mas o Senhor Deus veio em meu auxílio, e, por isso, não fiquei envergonhado; tornei o meu rosto duro como pedra, e sei que não ficarei desiludido.


Neste dia, nesta Quaresma que se aproxima já da fase final, tenho-me sentido particularmente interpelada por Deus a viver de forma mais firme e fiel às minhas convicções e opções fundamentais. Isto significa que, por vezes, tenho de me revestir de força e ir contra os meus instintos, pensamentos e vontade, porque sei que a minha felicidade e a da minha família dependem da minha fidelidade. E apesar dos meus pensamentos e omissões, sei que és Tu, Senhor, quem me inspira e chama a mais. Porque Tu foste aquele que soube ser fiel nos momentos mais difíceis, onde nada nem ninguém ousaria permanecer. Quantas vezes seria mais fácil deixar-me levar pelo que me apetece e me parece mais conveniente no momento? Mas ser Cristão é aceitar um desafio constante de viver a graça e responsabilidade de ser Filho amado de Deus – co-responsável pela construção de um mundo melhor, a começar pela minha família. Tu chamas-me a ser tua discípula, co-responsável contigo a cuidar dos que estão abatidos, dos que não têm esperança e já nem se sentem dignos de ser pessoas. Ajuda-me Senhor a ser capaz de me indignar quando a realidade à minha volta e no mundo é demasiado cruel para que eu permaneça na sombra. Dá-me a força e a confiança, vem em meu auxílio quando me sinto atacada nas minhas convicções e opções e quando os que são mais fracos precisam de mim. Senhor, peço-te que nesta Quaresma eu possa deixar-me inspirar pela tua resiliência, capacidade de ouvir e permanecer na verdade.


Obrigada, Senhor, porque hoje me desafias a algo tão grande que só pode ser alcançável vivendo tendo-te como companheiro de caminho. Obrigada Senhor, porque nesta Quaresma voltas a mostrar-me que é possível ser fiel até ao fim!

Os comentários estão encerrados.