«O Senhor é clemente e cheio de compaixão.»

Pai, hoje venho escutar estas palavras antigas mas que permanecem actuais e nos ensinam como Tu nos acolhes desde sempre. É um bem imenso escutar a tua Palavra, que se transmite desde há milhares de anos revelando-nos o teu Amor por nós.


Hoje a leitura que nos consola é do Salmo 103:
O Senhor é clemente e cheio de compaixão.
Bendiz, ó minha alma, o Senhor
e todo o meu ser bendiga o seu nome santo.
Bendiz, ó minha alma, o Senhor
e não esqueças nenhum dos seus benefícios.
Ele perdoa todos os teus pecados
e cura as tuas enfermidades.
Salva da morte a tua vida
e coroa-te de graça e misericórdia.
O Senhor é clemente e compassivo,
paciente e cheio de bondade.
Não está sempre a repreender
nem guarda ressentimento.
Como a distância da terra aos céus,
assim é grande a sua misericórdia
para os que O temem.
Como o Oriente dista do Ocidente,
assim Ele afasta de nós os nossos pecados.»


Jesus, fico surpreendida por este salmo do Antigo Testamento, atribuído ao rei David, já nos apresentar Deus de modo tão similar ao Pai que nos deste a conhecer! O refrão dá o tom: “O Senhor é clemente e cheio de compaixão”. O salmo começa por se dirigir a Deus com reverência e prossegue enumerando as graças que Ele concede: “perdoa”, “cura”, “salva”, “coroa de graça e misericórdia”. Finalmente descansa-nos em relação ao que podemos esperar de Deus: a misericórdia.
Como o salmista, também quero bendizer a Deus e ter sempre presente que Ele nos ama e perdoa. Gosto particularmente da comparação, que é gráfica, “Como a distância da terra ao céu, assim é grande a sua misericórdia para os que o temem”. E quero aprender com Ele a tratar também com misericórdia aqueles que são os meus irmãos, filhos do mesmo Pai Deus.
Já consegui aprender a ser mais compassiva, paciente e cheia de bondade? E a bendizer a Deus nas minhas orações, agradecendo-lhe tudo o que faz por mim?


Pai, obrigada pelo olhar benevolente que tens sobre todos e por nunca desistires de nós, esperando sempre que permaneçamos atentos à escuta da tua Palavra para conseguirmos aprender contigo a amar melhor.

Os comentários estão encerrados.